RESUMO
Código: 1351
Tema: Política e Estratégia Tecnológica

 

Abrir
Arquivo

 
A Relação dos Investimentos do Fundo Setorial Verde-amarelo Com A Produção Bibliográfica e Técnica de Projetos Científicos
 

As políticas e os investimentos em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) possuem relevância para o desenvolvimento de um país, causando impactos favoráveis, por meio de parcerias que visam a comercialização de novos produtos, serviços, e a geração de desenvolvimento econômico, social e educacional. Nesse sentido, os Fundos Setoriais foram criados com a finalidade de ampliar o financiamento às atividades de pesquisa científica e tecnológica do país (MCTI, 2009; LEMOS; DE NEGRI, 2010).

Este trabalho estuda a política de inovação e a produção acadêmica, com foco no Fundo Verde-Amarelo (FVA), e é dirigido pelo seguinte problema de pesquisa: Qual a relação dos investimentos do Fundo Verde-Amarelo com a produção bibliográfica e técnica dos projetos relacionados ao FVA. O principal objetivo é investigar a relação dos investimentos do fundo com a produção bibliográfica e técnica dos projetos, entre os anos de 1999 a 2010.

Para compreensão do tema desta pesquisa é necessário abordar o Financiamento Público à Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como estratégias e instrumentos utilizados pelo governo como forma de fomento ao desenvolvimento do país. Tendo em vista os Fundos Setoriais constituírem a principal fonte de financiamento público, o trabalho os explica brevemente; para então detalhar mais especificamente o Fundo Verde-Amarelo (FVA) que é o objeto de estudo desta pesquisa.

De abordagem quantitativa, a presente pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva. Dessa forma, foram criadas oito hipóteses a fim de responder ao objetivo da pesquisa. A coleta de dados foi realizada a partir de dados secundários (GIL, 2006), fornecidos no sítio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A amostra é composta por 765 projetos, e utilizou-se o software estatístico SPSS v.20 para as análises de estatística descritiva, correlação e de diferença entre grupos.

Foram identificados 765 projetos válidos, o total financiamentos é de R$ 327.307.180,83 e R$ 31.917.286,12 em bolsas e foram identificados 48.365 produções bibliográficas e 7.516 produções técnicas. Houve correlação fraca apenas em alguns elementos da análise, essa relação é verificada, como nas relações entre o aporte de recursos em bolsas e produção bibliográfica e, entre recursos financiadores de projetos e produção técnicas.