RESUMO
Código: 1355
Tema: Gestão Organizacional: Recursos Humanos, Arranjos Institucionais e Planejamento

 

Abrir
Arquivo

 
Decisão Multicritério e Estilos de Liderança: O Caso do Ccsa da Ufpb
 

De acordo com Morgan (2007), os líderes, mesmo se utilizando de estratégias e planos, devem buscar se adaptar às circunstâncias e situações que lhe são impostas. O modelo de Hersey e Blanchard está relacionado à teoria situacional para explicação de fenômenos da liderança (GONÇALVES, 2009) e cujas dimensões do referido modelo é representado pelas dimensões: pessoas, tarefas e o estilo de liderança adotado à maturidade dos liderados, ou seja,à situação (GONÇALVES, 2009).

A problemática trata-se de conhecer o nível de maturidade dos subordinados, para só então apropriar-se de um estilo de liderança mais adequado para cada situação. O objetivo do trabalho foi verificar o nível de maturidade dos liderados, junto aos coordenadores no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB – campus I, a partir de uma abordagem multicritério de apoio a decisão aplicado ao modelo adaptado de Hersey e Blanchard, utilizando o instrumento de atribuição de estilos de liderança.

Kouzes e Posner (1997) definem liderança como a arte de mobilizar os outros para que estes queiram lutar por aspirações compartilhadas. Estes conceitos têm em comum a busca pela realização de um objetivo comum a todos. Um elemento que se apresenta como oportunidade de estudo se refere a questão de como os liderados podem ser avaliados em termos de preparação, ou como os autores Hersey e Blanchard denominaram, maturidade para realização das atividades.

O instrumento de Gonçalves (2009) baseado no modelo de Hersey e Blanchard (2007) avalia o liderando quanto a maturidade no trabalho e maturidade psicológica, e utilizando o método PROMETHEE para uma ordenação dos liderados, foi possível chegar-se a uma atribuição dos estilos mais adequados. E para utilização do PROMETHEE foi definido os liderados e os critérios através dos quais cada uma dessas alternativas é avaliada, foi realizada uma adaptação da tabela proposta por Gonçalves (2009).

Foi possível observar como o nível de maturidade pode ser encontrado, para então obter um estilo de liderança mais indicado. Foi notória a existência de liderados que se enquadram em todos os níveis de maturidade, porém alguns coordenadores responderam os questionários sem o devido comprometimento, atribuindo a mesma avaliação a todos os funcionários, quando se sabe que ninguém é maduro ou imaturo em todas as atividades, o que limitou a análise nestas coordenações.