RESUMO
Código: 1357
Tema: Estratégia Internacional e Globalização

 

Abrir
Arquivo

 
Inovação Global em Subsidiárias Estrangeiras: O Impacto Conjunto do Empreendedorismo e das Redes de Empresas
 

Essa pesquisa analisa as inovações desenvolvidas localmente através das subsidiárias instaladas no país, essas inovações são passíveis de serem transferidas para as suas matrizes e então utilizadas pelas demais subsidiárias espalhadas pelo mundo, tornando-se inovações globais. O foco principal deste estudo está em compreender a influência do empreendedorismo e das redes de empresas sobre o desenvolvimento e transferência dessas inovações.

Qual é o impacto do empreendedorismo e das redes de empresas sobre o desenvolvimento e transferência de inovações? A pesquisa tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre os direcionadores de inovações nas subsidiárias estrangeiras instaladas no país. Especificamente, será discutido o papel do empreendedorismo e das redes de empresas sobre o desenvolvimento de inovações realizadas localmente com potencial de tornarem-se globais.

As subsidiárias podem ter ações locais (responsividade local) e ter uma capacidade de aprendizado global, de maneira que as empresas empreendedoras precisam se engajar em procurar continuamente por fontes de inovações, as quais podem ser acessadas ao enraizarem-se nas redes de empresas. Algumas pesquisas já mostraram que as subsidiárias estão transferindo para as suas matrizes os conhecimentos e inovações provenientes das parcerias desenvolvidas nas regiões onde atuam.

Trata-se de pesquisa empírica com uma amostra de 172 subsidiárias estrangeiras que atuam no Brasil. Os dados foram modelados utilizando-se a técnica de equações estruturais para o teste das hipóteses e da comparação multigrupos para avaliar o efeito moderador do porte e do país de origem da subsidiária.

Os resultados sugerem um impacto positivo do empreendedorismo da subsidiária sobre a rede de empresas e consequente desenvolvimento de inovações.