RESUMO
Código: 1362
Tema: Governança, Risco e Compliance

 

Abrir
Arquivo

 
Remuneração dos Executivos e Performance Financeira de Empresas Com Melhores Práticas de Governança Corporativa
 

As empresas passaram a buscar mecanismos que preconizam o sistema estratégico de remuneração dos executivos e a adoção de diferentes níveis de governança corporativa. Neste trabalho examinou-se a relação entre a remuneração dos executivos e o desempenho das companhias abertas brasileiras classificadas nos níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA, a partir de dados sobre a remuneração dos executivos e indicadores econômico-financeiros de 2010 a 2013 de 143 companhias não financeiras.

Essa pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre a remuneração dos executivos e o desempenho das empresas brasileiras de capital aberto listadas no BM&FBOVESPA, classificadas em um dos níveis de governança corporativa, quais sejam: Nível 1 (N1), Nível 2 (N2) e Novo Mercado (NM), de modo a verificar quais os fatores que influenciam a remuneração dos executivos dessas empresas.

Não se pode esperar que os executivos administrem com mesmo grau de eficiência os recursos dos acionistas, como se a eles pertencessem, pois estão interessados com o bem-estar pessoal e com a redução de esforços, ao passo que os acionistas prezam pela maximização de seus investimentos. O sistema de remuneração tende a alinhar a conduta dos colaboradores com a estratégia empresarial, fazendo com que uma organização alcance maior nível de desempenho econômico-financeiro.

A amostra é constituída por 143 empresas brasileiras não financeiras de capital aberto classificadas nos níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA. Foram analisadas as remunerações executivas e os indicadores econômico-financeiros divulgados entre 2010 e 2013, coletados nos Formulários de Referência disponíveis no site da BM&FBOVESPA e no Economática®. Na análise dos dados foi utilizado um modelo adaptado de Gonzaga, Yoshinaga e Eid Junior (2012) e Ventura (2013).

Há uma relação positiva e estatisticamente significativa entre a remuneração dos executivos e o retorno sobre o patrimônio líquido, o Ativo Total e os níveis de governança dessas companhias. Noutro norte, as variáveis referentes à alavancagem financeira, ao retorno sobre o ativo e ao lucro por ação apresentaram-se estatisticamente não significativas.