RESUMO
Código: 1365
Tema: Métodos e Técnicas de Pesquisa

 

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Proposta de Escala de Criatividade Percebida em Sala de Aula (ecpsa)
 

Estudos empíricos com foco na construção de escalas para medir a criatividade no ensino, não se restringindo ao ensino superior, foram realizados anteriormente no exterior (e.g.Soh, 2000). Todavia, a mensuração da criatividade na sala de aula carece de variedade de instrumentos validados para pesquisas empíricas com estudantes brasileiros (Castro e Fleith, 2008). Pesquisadores brasileiros se esforçaram para criar escalas capazes de medir a criatividade na sala de aula (Fleith & Alencar, 2004).

Uma das críticas às escalas (Alencar & Fleith, 2004; Fleith & Alencar, 2005) é a semelhança entre as variáveis latentes e variáveis observáveis de ambos instrumentos, criados para medir diferentes manifestações da criatividade no ensino superior. Assim, nossa principal inquietação é identificar qual a confiabilidade e validade de uma proposta de escala, denominada por Escala de Criatividade Percebida em Sala de Aula (ECPSA)?

Escala Inventário de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior Embasados nos estudos até então realizados (e.g. modelo componencial de Teresa Amabile e Martha Csikszentmihalyi), principalmente nos problemas que orbitam o desenvolvimento da criatividade nas universidades e a suas singularidades, Alencar e Fleith (2004) e Fleith e Alencar (2005) desenvolveram duas escalas para medir a criatividade no ensino.

Realizamos um survey com 148 alunos da graduação em Turismo de uma universidade privada de São Paulo. As respostas dos participantes foram codificadas numa planilha Excel. Submetidas posteriormente à Análise Fatorial Exploratória (AFE) e ao cálculo do Alfa Cronbach no software SPSS 20. A fatorabilidade da amostra foi testada pelo índice de Kaiser-Meyer-Olkin e pelo teste de esfericidade de Bartlett. Além da extração pelo método de componentes principais e critério de rotação Varimax e Quartimax.

O teste de adequação de amostragem de Kaiser-Meyer-Olkin foi de ,802. Mostrou-se coerente para o tratamento dos dados por meio da análise fatorial. O teste de esfericidade de Bartlett (?2= 2871,400; significância de ,000). A nova escala tem 34 variáveis observáveis no construto habilidade do professor para ensinar criativamente, 6 variáveis observáveis no construto atitude do aluno para o processo de ensino-aprendizagem criativo e 14 variáveis observáveis no construto auto avaliação do aluno.