RESUMO
Código: 1385
Tema: Gestão de Pessoas e de Equipes

 

Abrir
Arquivo

 
O Índice da Rotatividade Como Apoio Na Gestão de Recursos Humanos: Um Estudo Com Empregadores das Empresas do Ramo Têxtil da Cidade de Dona Emma/sc
 

Devido a competitividade entre as empresas e a necessidade de manter um quadro de colaboradores estáveis e satisfeitos, nasce a importância de identificar se os empregadores conhecem os motivos propagadores da rotatividade e até que ponto esta rotatividade pode ser considerada saudável para a empresa

O problema de pesquisa é o alto índice de rotatividade nas facções da cidade de Dona Emma/SC, tendo como objetivo, identificar se os empregadores procuram conhecer os motivos que provocam a entrada e saída de seus empregados, e até que ponto esta rotatividade pode ser considerada saudável para a empresa.

A crescente entrada e saída de pessoal nas empresas, também conhecida como rotatividade, é a relação entre admissões e demissões, ou a substituição de trabalhadores antigos por novos (SANTOS, 2010). Uma pesquisa realizada com trabalhos relacionados com o tema rotatividade, destacou os principais motivos que provocam a rotatividade dentro das facções, elencando as principais como a satisfação no ambiente de trabalho, possibilidade de crescimento e reconhecimento profissionais.

Pesquisa qualitativa e quantitativa. Do ponto de vista dos objetivos, é uma pesquisa descritiva e bibliográfica. Quanto aos procedimento técnicos, trata-se de delineamento da pesquisa. Amostragem utilizada para a pesquisa foram o total de empregadores da cidade, sendo 18. Para a coleta de dados, foi utilizado um formulário.

Em relação a análise dos dados, aponta que os empregadores buscam conhecer os motivos que levam os empregados a pedir demissão, bem como, buscam ter conversa com seus empregadores, a fim, de tomar providencias a respeito destas ações, com o intuito de reduzir a até mesmo eliminar a rotatividade dentro das empresa.