RESUMO
Código: 1386
Tema: Gestão de Programas e Projetos

 

Abrir
Arquivo

 
Orientação Empreendedora e Sucesso em Projetos: Proposição de Um Modelo Teórico
 

Grande é a dificuldade encontrada por pesquisadores para analisar as abordagens acerca de sucesso em projetos, notoriamente uma temática reconhecida como complexa. Além disto, as organizações devem estar prontas para se adaptar a ambientes de mudança a qualquer momento que seja necessário. A sua expectativa de sobrevivência deve estar alinhada com uma competência empreendedora.

Quando explorada, a literatura indica a existência de uma lacuna na pesquisa que abrange a relação entre a orientação empreendedora e o sucesso em projetos. Neste contexto, este estudo teórico explora a literatura de orientação empreendedora e de sucesso em projetos, no intuito de compreender possíveis relações entre os constructos com o seguinte objetivo: propor um modelo teórico aproximando a orientação empreendedora e o sucesso em projetos.

A proposta de Shenhar e Dvir (2007) é uma abordagem que considera diferentes óticas, dimensões de análise e horizontes de tempo, em vista de compreender o sucesso em projetos. Quando a orientação empreendedora é considerada, destaca-se a abordagem multidimensional proposta por Lumpkin e Dess (1996) abrangendo cinco dimensões da orientação empreendedora. Este estudo se vale de ambas estas abordagens para desenvolver o modelo proposto.

A pesquisa bibliográfica é uma estratégia que explica e discute um assunto, tema ou problema com base em referências coletadas em diversas possíveis fontes. Para atingir o objetivo deste estudo, tanto a literatura de orientação empreendedora como a de sucesso em projetos foi explorada, permitindo uma maior compreensão acerca de cada uma destas áreas de pesquisa. Considerando uma aproximação conceitual entre os constructos, uma hipótese foi gerada alinhada ao modelo que é proposto neste estudo.

Alguns autores indicam que a orientação empreendedora é um fenômeno real e desta forma é melhor avaliada com o uso de um modelo reflexivo. Outros apontam que o sucesso em projetos é um constructo reflexivo, sendo ele um reflexo das diferentes percepções dos stakeholders sobre o mesmo projeto. Alinhado a estes fatores, o modelo apresentado por este estudo aponta para uma relação positiva entre a orientação empreendedora de uma organização e o sucesso dos projetos por ela desenvolvidos.