RESUMO
Código: 1387
Tema: Marketing de Serviços, Varejo e B2B

 

Abrir
Arquivo

 
Colaboração no Grupo Imp: Os Pesquisadores de Business To Business Ao Longo do Tempo
 

O Grupo IMP, foi originalmente formada em meados dos anos 1970, como um projeto europeu de investigação sobre "Marketing Industrial e Compras". Uma experiência comum desde as primeiras investigações efetuadas pelo grupo foram de que a troca de negócios não pode ser entendida como uma série de transações desconectadas e independentes dos recursos disponíveis, mas sim como relações complexas entre compra e organizações de vendas, onde o que é trocado é criado a partir da interação

Na perspectiva de que as práticas de mercado moldam o comportamento das empresas como atores interdependentes em redes complexas e essas redes estão constantemente sendo construídas pelas interações entre as organizações. A partir disso, busca-se como objetivo entender o impacto do sistema de relações entre pesquisadores evoluiu ao ao longo do tempo e como contribuir para o desenvolvimento de novos estudos e avanços nos estudos sobre "Marketing Industrial e Compras" (IMP).

Dentro dos antecedentes do trabalho IMP há evidência de foco explícito no serviço ao cliente. Por trás de cada compra do consumidor em uma economia moderna, há uma rede para business to business. Mesmo uma operação aparentemente simples no supermercado só é possível graças a uma rede de suporte às operações B2B. Pesquisadores do IMP têm sido rápidos em reconhecer que o marketing tem lugar no contexto das redes não simplesmente a díade mas têm considerado ao serviço e satisfação dos mesmos.

Utilizou-se técnicas de redes sociais e bibliométrica, com as quais se buscou analisar a produção científica sobre os pesquisadores que publicaram no evento da IMP ao longo dos últimos 14 anos. Para este trabalho, foram selecionados todos os artigos publicados no evento da IMP ao longo dos anos – sobre os autores que publicaram e as principais temáticas seguidas pelos mesmos. A Conferência anual do grupo IMP acontece a mais de 30 anos e é a maior conferência do mundo em business to business.

Inicialmente, avanços ocorreram de forma mais representativa a partir do evento de 2006 e 2010 o maior número de trabalhos publicados nos anais do evento (216). Os principais pesquisadores do evento IMP são de diversas Universidades localizadas na região Escandinávia e do Reino Unido e com focos de pesquisa diretamente relacionados ao tema do evento que é business networks. As relações estão se tornando mais forte e há menos buracos estruturais nas redes ao longo dos anos.