RESUMO
Código: 1395
Tema: Organizações do Terceiro Setor

 

Abrir
Arquivo

 
A Influência das Associações no Desenvolvimento Local das Comunidades Atingidas Por Empreendimentos Hidrelétricos
 

A construção de usinas hidrelétricas tem sido pautada em um discurso de desenvolvimentista e provoca irreversíveis impactos na vida dos atingidos. Entende-se que o modelo de desenvolvimento que acompanha a construção desses empreendimentos deve ser repensado de modo a incluir os atingidos nesse processo, tendo isso em vista o desenvolvimento local deve ser o norteador desse processo e o terceiro setor pode ser um importante propulsor desse desenvolvimento.

A problemática desta pesquisa é delimitada pela seguinte questão: como as associações das comunidades atingidas por uma usina hidrelétrica no sul de Minas Gerais tem contribuído para o desenvolvimento local? Nesta perspectiva, esta investigação tem como objetivo identificar os fatores favoráveis e/ou limitantes ao desenvolvimento local que estão relacionados com ações das associações das comunidades atingidas.

Como referencial teórico desse trabalho delimitou-se a abordagem alternativa de desenvolvimento (FERREIRA, 2011; PERONI, 2009, outros). Filiando-se ao entendimento que o terceiro setor é fundamental para promoção do desenvolvimento local (FRANCO; FEITOSA, 2013, outros). Também definiu-se quem são os atingidos e os impactos que essa população sofre para compreender o papel das associações frente à esse grupo.

Para atender ao objetivo, realizou-se pesquisa de campo, através de entrevistas semi-estruturadas c com atores envolvidos na implantação de um empreendimento hidroelétrico. Para delimitar o número de entrevistados utilizou-se o critério da saturação e para selecionar os entrevistados utilizou-se o critério conveniência e/ou acessibilidade e o método bolo de neve (ALENCAR, 1999). A técnica de análise utilizada no tratamento dos dados das entrevistas foi a análise de conteúdo.

Os resultados da pesquisa demonstram que existem diversos fatores favoráveis e limitantes às ações do terceiro setor para promover o desenvolvimento local das comunidades, e que as associações que tiveram sua formação de cima para baixo revelaram-se ineficientes para a promoção desse desenvolvimento.