RESUMO
Código: 1396
Tema: Organização e Processos para Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Destrinchando O Processo de Inovação Global: Estudo de Caso Na Industria da Confecção
 

Ao longo dos anos de 2000 a indústria têxtil e confecção brasileira perdeu competitividade com as indústrias chinesas sofrendo um impacto com a competição global e a crescente onda de importação de produto confeccionados na china que gerou o consumo de U$ 643.471 mil no ano de 2010. Tendo que se adaptar a esse novo contexto e cenário de negócio as indústrias tiveram que modificar o seu processo de desenvolvimento de produto para conseguir trabalhar com estes novos fornecedores globalizados.

É notado que este cenário atual da indústria de confecção necessita inovar, mas como estruturar e gerir um processo de desenvolvimento de produto inovador no atual contexto de mercado para ser adotado pelas indústrias de confecção. A propomos a elaboração de um modelo de funil da inovação adaptado ao processo de produção com fornecedores locais, mas que também possa ter processos realizados com fornecedores globais.

Os modelos de gestão de inovação existentes contemplam gerações distintas, e para este trabalho optou-se por aprofundar o conhecimento sobre o modelo do funil de inovação por ser o modelo que favorece a captação de ideias na primeira fase do processo que contem cinco fases e três gates para filtrar as propostas. Quando alinhado com os processos da organização, o funil vira uma ferramenta que guia as escolhas dos gestores e auxilia na combinação entre necessidade e oportunidades.

Para o projeto optou-se pela utilização da concepção filosófica pós-positivista pela necessidade de identificar e avaliar as causas que tendem a determinar os efeitos e resultados, com abordagem de investigação qualitativa para compreender o contexto em que ocorre o fenômeno das inovações dentro das empresas, adotando método de estudo de caso pode-se trabalhar com coleta de dados por meio análise de documentos secundários e realização de entrevistas como dados primários.

Com base nos dados obtidos em entrevistas com os profissionais de desenvolvimento de produto de duas marcas de moda foi identificado que os processos adotados por elas possuem algumas correlações, mas não há uma estrutura de etapas clara e única, podendo variar conforme a estratégia adotada pela empresa, já com relação ao funil da inovação observou-se que há correlação com o processo das empresas e que também há uma possível extensão do modelo de funil de inovação para um escopo local e global.