RESUMO
Código: 1397
Tema: Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

 

Abrir
Arquivo

 
Confiança, Valores e Atitudes em Relação à Democracia: Uma Análise Com Estudantes Universitários
 

A Constituição de 1988 é um marco, pois forneceu bases mais sólidas para a emergência da democracia, no entanto alguns autores salientam que a democracia ainda não foi totalmente estabelecida no país e que nossas instituições políticas ainda possuem traços autoritários. Nesse sentido, o simples fato de votar e ter garantia de direitos políticos não pode ser confundido com uma democracia plenamente estabelecida, ou com a qualidade da democracia.

O objetivo deste artigo é analisar a confiança, os valores e as atitudes de estudantes universitários em relação à democracia e como essas categorias se relacionam. Os problemas que norteiam o trabalho são: os indivíduos confiam nas instituições? Quais os valores os entrevistados consideram mais importantes?

Foi apresentado o conceito de confiança, mais precisamente, confiança nas instituições democráticas. Em seguida, abordam-se os conceitos de valores e a relação entre valores e atitudes políticas. A confiança pode ser definida, no senso comum, como segurança ou crença em pessoas com as quais se interage e convive. O interesse sobre valores e atitudes fundamenta-se na ideia de que os valores que os indivíduos priorizam são centrais na organização dos grupos sociais e direcionam suas atitudes.

A pesquisa desenvolvida é descritiva, quantitativa e foi realizada com universitários de uma universidade federal de Minas Gerais. A amostra não-probabilística foi composta por 104 alunos. Os questionários foram aplicados online via Web Survey utilizando o recurso form do Google Docs®. No recurso Web Survey do Google Docs são gerados gratuitamente formulários de pesquisas. Além disso, o questionário foi aplicado fisicamente em salas de aulas e biblioteca da universidade.

Os valores foram divididos em quatro clusters, como encontrado em outros estudos: sistema materialista, sistema pós-materialista, sistema hedonista e sistema religioso. Observou-se que os valores que compõem o sistema pós-materialista são considerados os mais importantes para a construção de uma sociedade ideal, em detrimento dos valores religiosos e hedonistas. Observou-se também que a confiança nas instituições é baixa, mas os indivíduos ainda preferem a democracia.