RESUMO
Código: 140
Tema: Empreendedorismo Social

 

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Empresas Comerciais Versus Empresas Sociais: Um Estudo Multicaso Comparativo no Setor de Saúde Popular Cearense
 

O Empreendedorismo Social tem sido foco de interesse também por fornecer a organizações não-governamentais (ONGs) oportunidades para contemplar demandas sociais, ao mesmo tempo que encontram uma maneira depender menos de subsídios e doações. Contudo, a concorrência com empresas comerciais nos mesmos nichos de mercado é crescente. Este artigo tem o objetivo de examinar as diferenças entre as empresas comerciais e sociais através das variáveis sugeridas por Austin, Stevenson e Wei-Skillern (2006).

A fim de comparar quais seriam as diferenças entre empresas sociais e comerciais, as informações coletadas serviram como instrumento para comparar os dois modelos sob a luz das variáveis propostas por Austin, Stevenson e Wei-Skillern (2006). A intenção foi responder à seguinte questão de pesquisa: Quais são as diferenças entre as empresas comerciais e sociais no setor de saúde popular no Ceará? O objetivo geral é analisar as diferenças entre as empresas sociais e comerciais no Ceará.

A revisão bibliográfica compreende, em primeiro lugar, uma exposição sobre Empreendedorismo Comercial para delinear quais seriam suas características e porque o conceito é relevante ao estudo. A subseção seguinte segue o mesmo caminho para explicar os conceitos de Empreendedorismo Social encontrados na literatura e a definição operacional de Lasprogatta e Cotten (2003) adotada neste artigo. A terceira subseção explicita as quatro variáveis que nortearam a análise dos dados, definindo cada uma.

Esta pesquisa utilizou a abordagem qualitativa por meio de entrevistas semi-estruturadas e da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) para investigar os dados coletados por meio das entrevistas e de materiais relacionados com as empresas. A estratégia de pesquisa para a realização deste trabalho foi o estudo de caso múltiplo, uma vez que o objetivo foi fornecer uma visão da questão de pesquisa e identificar os fatores que influenciam ou são influenciados pela questão (YIN, 2009).

A falha de mercado foi similar, embora a motivação para investir no setor tenha sido diferente. A missão foi distinta, pois a empresa social existe para gerar recursos para a ONG e as comerciais focalizam em servir seus clientes. A mobilização de recursos foi diferente; os gestores da empresa social incentivam seus colaboradores pela missão social, já os das comerciais utilizam compensações financeiras. A avaliação de desempenho foi similar, pois as empresas não avaliam seus impactos sociais.