RESUMO
Código: 1405
Tema: Comportamento Organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
Percepção dos Colaboradores da Equipe de Enfermagem Quanto Ao Estilo de Liderança de Seu Superior Imediato
 

Embora pesquisas de liderança nas organizações seja um assunto bastante discutido e motivador para estudos, ainda há carência no seu delineamento (SANTOS e MOSCON, 2014). Diante disso, acredita-se que podem ser inseridas as instituições hospitalares, uma vez que essas se apresentam como um setor rico em experiências e práticas de gestão. Neste cenário fica evidente o papel do enfermeiro como responsável pela gerência dos serviços e cuidado em saúde, sendo elemento-chave no ambiente em que atua.

Frente ao exposto o presente estudo tem como objetivo verificar a percepção dos colaboradores da equipe de Enfermagem quanto ao estilo de liderança de seu superior imediato e comparar a forma como esses se desenvolvem em instituições hospitalares públicas e privadas.

A Liderança Transacional refere-se às trocas estabelecidas no relacionamento entre líder e liderado, cuja finalidade é satisfazer os interesses de ambos. Já na Liderança Transformacional, os líderes inspiram moralmente seus seguidores, estimulando o desenvolvimento de necessidades de autorrealização e comprometimento com valores e interesses coletivos. Além dessas, existe ainda o que autores denominam Ausência de liderança, na qual não se observa a troca entre líderes e subordinados.

Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com abordagem descritiva quantitativa em duas instituições hospitalares, uma pertencente ao setor público e outra ao privado, localizadas na cidade de Porto Alegre/RS. A população do estudo foi composta por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Para a análise dos dados utilizou-se o cálculo de estatísticas descritivas (tabelas de frequências, medidas de tendência central, medidas de dispersão e padronização das médias dos construtos).

Os resultados indicaram que os gestores, tanto nos hospitais públicos quanto nos privados, apresentam um nível alto para a liderança transformacional e mediano para a liderança transacional. Já no que compete à Ausência de Liderança, os resultados indicaram um nível médio, sendo esse o menos evidenciado entre os estilos. Essa constatação reforça a avaliação positiva da equipe de Enfermagem quanto à maneira de gestão de seus superiores (e negativa em relação ao presente construto).