RESUMO
Código: 1406
Tema: Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

 

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A Adoção de Ferramentas de Atração e Recrutamento Online Pelas Organizações no Brasil: Um Estudo Sobre Motivações e Impactos.
 

A tecnologia da informação mudou radicalmente o modelo de relacionamento entre pessoas e organizações, nas últimas décadas. Nos campos de atração e recrutamento, a tecnologia não apresenta apenas meios mais eficientes e versões eletrônicas dos antigos anúncios impressos de vagas, criação de classificados, fichas de inscrição, currículos em papel e referências de funcionários. A mudança é mais acentuada, considerando uma evolução na natureza da comunicação organizacional.

O intuito deste trabalho é: a. identificar o nível de adoção de ferramentas de e-recrutamento, algumas potencialidades, fragilidades, efeitos e desafios; e b. identificar o despertar para atenção, investimento e monitoramento da imagem empregadora das organizações (Employer Branding - EB), uma vez que o nível de exposição das empresas é potencializado pela velocidade do compartilhamento de informações, facilidade de acesso e troca de percepções no ambiente online.

Valores e recursos de uma organização direcionam o desenvolvimento de determinados sistemas organizacionais, que são desenhados para suportar o atingimento dos objetivos. Estes sistemas afetam a capacidade de as empresas atingirem seus resultados e interferem na relação com as pessoas. Os critérios para adoção de práticas de e-recrutamento são analisados sob as variáveis de Stone, Stone-Romero, & Lukaszewski, (2006), e fluxos de informação, padrões de interação, controle percebido e aceitação.

A técnica de coleta de dados utilizada para a realização deste estudo foi a entrevista com especialistas e análises de conteúdo. As entrevistas seguiram um roteiro previamente elaborado, aceitando respostas relativamente livres. Quando necessário, o pesquisador pôde acrescentar questões não previstas, buscando a melhor compreensão do tópico. De modo complementar, foram apresentadas perguntas controladas pela teoria e direcionadas pelas hipóteses levantadas a partir do modelo teórico apresentado.

A utilização de formas complementares para atrair e recrutar profissionais mostra-se relacionada ao nível de instrução e acesso educacional dos potenciais candidatos. Os dados levantados indicam diretamente a tendência pela adoção de ferramentas de e-recrutamento. No entanto, as razões para a adoção ainda se dividem entre benefícios realmente conhecidos e o efeito do paradigma universalista de práticas de GRH, corroborado por isomorfismo institucional e difusão.