RESUMO
Código: 1408
Tema: Cluster e Redes de Negócios

 

Abrir
Arquivo

 
Uma Nova Dança das Cadeiras: Como A Formalidade e Informalidade da Rede Mudam A Posição dos Atores Centrais em Redes Intraorganizacionais
 

A perspectiva das redes sociais já se mostra relevante para o estudo das organizações há décadas, pois é cada vez mais aceito na comunidade acadêmica que todas as organizações estão inseridas em importantes aspectos de redes sociais e precisam ser abordadas e analisadas como tal (Nohria, 1992). Esse princípio sustenta a investigação de redes de relacionamentos de pequenos grupos, comunidades e organizações.

Nossa principal inquietude é identificar como a formalidade e a informalidade altera as posições centrais e periféricas dos atores em uma rede? O objetivo principal, portanto, é descrever a variação destes atores nas redes formais, informais, dependência e aprovações construídas nos softwares Pajek e VOS Viewer.

Matematicamente, a centralidade é calculada com base nos algoritmos da rede baseados no valor de densidade das relações entre os nós (Russell et al, 2014). A ideia é que a centralidade representa o centro no qual a rede gravita, a fim de se identificar um ator relevante nela. Centros em uma rede são aqueles atores que recebem mais indicações de estarem conectados com os demais atores da rede. Por outro lado, atores com poucas conexões com os demais do grupo estão na periferia da rede.

Usamos o instrumento de coleta de Nelson e Vasconcellos (2007) para identificar contatos verbais em redes. Enviamos três tipos de questionários (rede formal, informal e de dependência) para os 106 colaboradores do grupo, dos quais 74% retornaram. Além destes, enviamos 26 questionários (rede de aprovações) para os diretores e gerentes, destes, 19 retornaram aos pesquisadores (i.e. 73% foram respondidos).

A análise dos resultados mostrou que a posição dos atores centrais mudava conforme a formalidade e informalidade da rede. Os atores de menor posição hierárquica ganharam espaços centrais conforme a rede estudada era mais informal. No entanto, embora houvesse esta mudança nas posições centrais, não verificamos mudanças significativas no formato das redes estudadas. Além disso, verificamos que as relações entre as pessoas são mais fortes conforme mais formal a rede.