RESUMO
Código: 1414
Tema: Estratégia e Sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Ambientes de Inovação e O Desenvolvimento Regional Sustentável: O Papel dos Tecnoparques
 

O processo de desenvolvimento regional está a se adequar ao cenário de estratégias que contemplem a triple bottom line da sustentabilidade (ELKINGTON, 2001). Assim sendo, os parques tecnológicos têm como função o desenvolvimento endógeno a partir da aplicação do conhecimento – a criação de inovação – e o aporte a negócios e iniciativas locais, além de propiciar alianças estratégicas da região em questão; para um beneficiamento mútuo (MEDEIROS, 1990, 1993).

Articuladas às três variáveis da sustentabilidade, a cidade e/ou região tendem a se beneficiar, como consequência do processo. Os autores tomaram como objetivo do estudo em questão, analisar as contribuições as contribuições dos parques científico-tecnológicos para o desenvolvimento regional sustentável.

A revisão bibliográfica do estudo contempla os conceitos de ambientes de inovação, a destacar os parques tecnológicos. E, logo após, o embasamento de desenvolvimento regional até sua perspectiva sustentável.

O método utilizado para a elaboração desse ensaio teórico foi a análise bibliográfica pela pesquisa de artigos científicos nacionais e internacionais, a considerar de que forma e quais ações costumam ser providenciadas pelos tecnoparques, afim de desenvolver o local no qual estão instalados, quanto às esferas ambiental, econômica e social; a favorecerem a comunidade local. As bases de busca empregadas foram Scopus e Web of Science.

Como resultados do estudo, confirmou-se o papel de relevância de um parque tecnológico nas sociedades, economias e meio ambientes nos quais está inserido e o poder de influência desse ator para que haja o desenvolvimento mútuo e sustentável.