RESUMO
Código: 1420
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
O Ensino da Gestão de Operações Sustentáveis Para Administradores: Experiências Docentes em Cursos de Graduação
 

O contexto da educação em cursos de Administração é marcado pela inserção da sustentabilidade na agenda de ensino. As escolas de administração estão preocupadas com a formação dos administradores, de forma que eles compreendam os desafios ambientais e sociais inerentes às suas práticas. A importância da gestão de operações sustentáveis é atestada na medida em que as demandas ambientais podem gerar impactos nas áreas de Produção e Operações.

Há uma carência de trabalhos que investiguem como a sustentabilidade é conduzida em disciplinas específicas de Gestão de Operações. Buscando preencher esta lacuna, este artigo tem como objetivo analisar como a sustentabilidade é entendida e incorporada pelos professores de gestão de operações em cursos de graduação em Administração.

As empresas precisam contar com gestores capazes de lidar com os problemas socioambientais (Pereira et al., 2011). Pressões externas colocam as organizações industriais a direcionarem esforços para adequar seu processo de produção (Avila & Paiva, 2006). Um dos desafios mais relevantes enfrentados pelo docente é capacitar o administrador para reduzir problemas socioambientais (Gonçalves-Dias et al., 2006). Inserir a temática da sustentabilidade em cursos de Administração é uma tarefa complexa.

Pesquisa descritiva, de caráter qualitativo. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada, realizadas com dez docentes do curso de Administração, de disciplinas obrigatórias relacionadas à Gestão de Operações, de três IES localizadas na cidade de São Paulo. Para a seleção dos entrevistados, foi feita uma busca pela matriz curricular do curso de Administração das IES selecionadas. Para o tratamento das informações, optou-se pelo uso da análise de templates de King (2006).

Os fatores de motivação para o ensino são influência do mercado e interesse pessoal. Docentes com maior ênfase em pesquisa acadêmica foram atrás de uma formação específica; docentes com menor ênfase em pesquisa acadêmica e maior foco no mercado realizaram cursos de extensão. Há relação próxima entre o entendimento que o docente tem sobre o conceito de sustentabilidade e a forma como ele ensina o tema. O ensino de operações é tradicional. As IES poderiam incentivar projetos interdisciplinares.