RESUMO
Código: 1421
Tema: Organização e Processos para Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Panorama da Produção Científica Brasileira em Capacidade de Inovação Entre Os Anos de 2004 e 2014
 

Inovação é um tema cada vez mais discutido no contexto de mercado e acadêmico. Com as exigências de produtos e serviços cada vez maiores, as organizações têm de encontrar alternativas de acompanhar essa demanda altamente mutável. Para isso, é importante que essas empresas sejam capazes de adaptar-se às novas realidades que surgirem, isto é, potencializar sua capacidade de inovação. Este artigo objetiva realizar um mapeamento das publicações sobre Capacidade de Inovação no contexto nacional.

O que revela a literatura nacional acerca da produção científica em Capacidade de Inovação? Para responder essa questão de pesquisa, este objetivo tem como objetivo realizar um mapeamento das publicações sobre Capacidade de Inovação no contexto nacional, apresentando e analisando os principais trabalhos sobre a temática entre os anos de 2004 e 2014 à luz de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). O estudo envolveu quatro bases de dados eletrônicas: Spell, Scielo, Redalyc e Google Acadêmico

Capacidade de Inovação É um tema crescente nos assuntos que tangem as organizações, sejam elas públicas ou privadas, a inovação está estreitamente relacionada com desenvolvimento econômico, assumindo um caráter estratégico no tocante a participação das empresas nos seus respectivos mercados (HAMILTON, 2009). Ao tratar da capacidade de uma organização em inovar, Molina-Palma (2004) propõe um conceito em que se refere ao potencial interno da empresa para gerar novos conhecimentos e criar algo novo

É um estudo de caráter exploratório e foi desenvolvido segundo uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Inicialmente foram definidas as bases de dados para localizar e selecionar as produções científicas sobre a temática. Em seguida, utilizou-se de palavras-chave para encontrá-las. Por fim, analisou-se os trabalhos e estruturou-os.

Nesta seção são apresentados os principais achados da pesquisa com potencial de proporcionar uma melhor compreensão sobre a temática estudada. Com isso, todos os trabalhos foram inseridos nos programas Microsoft Office Excel e Word, para então, serem discutidos a partir de sete categorias de análise, como, por exemplo: publicação anual, periódicos com mais publicações, trabalhos mais referenciados, etc.