RESUMO
Código: 1425
Tema: Abordagem Institucional nos Estudos Organizacionais

 

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Ecologia Populacional das Organizações Varejistas de Pneus em Salvador
 

Um questionamento que sempre acompanhou a humanidade foi se o homem é produto do meio ou o meio é produto do homem. Hoje o que também se questiona é se as organizações são produtos do meio ou o meio é produto das organizações. Com base na Teoria da Ecologia Populacional das Organizações, este artigo visa estudar como as mudanças no ambiente do mercado varejista de pneus afetaram a sobrevivência das empresas revendedoras de pneus na cidade de Salvador nos últimos 15 anos.

O problema: Quais as principais mudanças no ambiente do mercado varejista de pneus afetaram a sobrevivência das empresas revendedoras de pneus na cidade de Salvador nos últimos 15 anos, alterando assim o ciclo de vida das organizações? Objetivo: Identificar os aspectos das mudanças que mais impactaram o meio ambiente do varejo de pneus em Salvador nos últimos 15 anos e, através da teoria da ecologia populacional das organizações, entender como eles influenciaram na sobrevivência das empresas.

Neste artigo, temos como referencial teórico para entender as oscilações de mercado e suas influências no ciclo de vida das organizações, a teoria da ecologia populacional das organizações. Esta teoria mudou o foco de seu estudo das organizações individuais para as populações organizacionais: organizações, populações e comunidades que constituem os elementos básicos de análise ecológica (HANNAN e FREEMAN, 2005; BAUM, 2006; CALDAS e CUNHA, 2005).

A metodologia que utilizada foi a análise de conteúdo.Os meios para coleta de dados foram dos tipos: documental e de campo. Os dados de campo foram coletados através da realização de entrevistas semi-estruturadas com representantes de empresas do setor estudado e preenchimento de questionários com perguntas abertas e fechadas. A interpretação dos resultados também foi feita por meio de emparelhamento associando os resultados das pesquisas ao referencial teórico utilizado procedendo a comparação.

O tipo de grade para análise do conteúdo utilizado foi a mista, definindo-se preliminarmente as categorias pertinentes ao objetivo da pesquisa e com abertura para novas categorias no decorrer da análise. Com isto foi possível verificar várias categorias de análise para verificar as relações das revendas de pneus com: fornecedores, concorrentes, clientes e governo. Ao se fazer comparações com o referencial teórico, foram identificadas outras categorias, como as novas populações de organizações.