RESUMO
Código: 1429
Tema: Marketing, Sociedade e Outros Temas

 

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Contribuições do Centro de Pesquisa de Wisconsin (eua) Para A Institucionalização do Marketing no Início do Século Xx Nos Estados Unidos da América
 

No início do século XX os estudos de mercadologia eram pautados por conceitos de distribuição devido à necessidade de escoamento dos produtos fabricados em larga escala pelas empresas que surgiam, especificamente na década de 1900 (BARTELS, 1974; LITTLE, 1970; SAVITT, 1980). Nesse período houve um vultoso nascimento de empresas em decorrência da melhoria dos processos de fabricação, padronização e racionalização das tarefas (ANDERSON; NARUS, 1990).

Nosso ensaio visa avançar na discussão sobre as contribuições do centro de pesquisa de Wisconsin para o Marketing como campo científico, que florescera num período de produção em massa e marcado pela ênfase no escoamento da produção norte-americana.

Comte (1978) iniciou seu trabalho enumerando os três estágios pelos quais passa o conhecimento da humanidade.O Positivista (científico para o autor), seria o estado mais avançado do pensamento científico. Esta noção de desenvolvimento e progresso pode ser notada nos estudos de Marketing, no qual as transações mercantis evoluíram dos antigos saques, passando pelos estágios de pastoreio, agricultura, artesanato, indústria até chegar ao Marketing.

Realizamos uma pesquisa historiográfica pela produção acadêmica na primeira metade do século XX em Marketing para escrever este ensaio teórico.

Marketing Methods é dividida em três partes ordenadas metodologicamente por uma hierarquia de importância em relação a forma do autor pensar os problemas emergentes de distribuição que eram apresentadas no contexto empresarial norte-americano. Ele procurou abordar temas que seriam, ao menos para o período, os mais importantes para as organizações. Assim trata dos conhecimentos de Marketing conhecido como o planejamento da distribuição, publicidade (de uma forma mais simplificada)