A Teoria da Aprendizagem tem seu foco no processo de interação social, e tem sido utilizada em diferentes áreas do conhecimento, com as mais variadas abordagens analíticas. A aprendizagem pode ser entendida de diferentes formas pelas mais diferentes gerações. Para realização dessa pesquisa, foram realizadas entrevistas com jovens pertencentes à geração Y, vinculados a um Programa de Formação de Liderança da AIESEC (Association International des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales).
O objetivo principal do presente trabalho é o de compreender o processo de aprendizagem da perspectiva de indivíduos pertencentes à geração Y.
A aprendizagem se constrói pela interação social, por meio do compartilhamento de tarefas, conforme enfatizam Silva (2009), Jarvis (1987), Candy (1991) e Schon (1983).
Foram também utilizadas as obras de Engestrom (1999; 2001), Strauss (1991), Lombardia et al. (2008), Veloso et al., (2008), Cerbasi e Barbosa (2009), Goulart e Silva (2010), Tulgan (2009), Claro et al. (2010), Lipkin (2010), Oliveira (2010), Tapscott (2011); Rocha-de-Oliveira, Piccinini e Bitencourt (2012), dentre outros.
Para realização dessa pesquisa, os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas com jovens pertencentes à geração Y, vinculados a um Programa de Formação de Liderança da AIESEC. Os critérios para seleção dos respondentes foram os seguintes: ser jovem universitário, estar cursando graduação em instituição pública ou particular de Curitiba, ter entre 18 a 30 anos, vinculado ao programa de liderança da AIESEC. Também foram analisados documentos, atas, revistas e estatutos da AIESEC.
Os resultados apontam que o modo como o aprendizado é percebido pelos jovens, está relacionado com as características dessa geração que é inovadora, desafiadora, transformadora e que busca constantemente informações e conhecimento, procurando o desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento de suas habilidades.
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