RESUMO
Código: 1434
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Antecedentes e Consequentes da Capacidade Dinâmica Baseada no Processo de Fusão: Caso da Empresa Brf
 

Os micros fundamentos de vantagens competitivas especificamente capacidades dinâmicas tem sido foco na literatura da administração estratégica, porém a falta de estudos empíricos dos frameworks propostos nas pesquisas teóricas dessa vertente remete-nos a presente pesquisa. Dado que os processos organizacionais são vários e complexos, neste contexto, será analisado o processo de fusão como capacidade dinâmica, cuja a reconfiguração de recursos de aprendizagem são articulados.

A fusão de empresas é uma forma de alavancagem das organizações, no entanto, no Brasil tem se verificado pouca adesão deste tipo de estratégia, com destaque para BRF que é uma empresa renomada tanto no Brasil como na America Latina. A falta de pesquisas empíricas inerentes a capacidades dinâmicas de fusão, remete-nos a presente pesquisa que visa analisar os seus antecedentes, processos e consequentes, por meio de um estudo de caso da empresa BRF (Brasil Foods)

Capacidade dinâmica é considerada reconfiguração de processos, recursos ou capacidades (TECEE, PISANO E SHUEN, 1997; EISENHARDT E MARTIN,2000; DANNEELS, 2002), e inclui a fusão dado que é um processo de aprender algo novo (LEONCINI, MONTRESOR, E VERTOVA, 2006), mediante a integração de pessoas e cultura, para criação e articulação de conhecimento, (AKWEI, PEPPARD E HUGHES 2007) ou recursos que são transferidos entre as empresas (WANG E AHMED 2007.

Dado que as variáveis em analise são complexas e de difícil operacionalização quantitativa, para o alcance dos objetivos propostos foi adotado o método qualitativo descritivo, e interpretativo, de estudo de caso da empresa Brasil Foods. Mediante análise de conteúdo no atlas ti foram previamente analisadas informações de entrevista, do site da empresa estudada, artigos científicos, dissertações, e relatórios de instituições focadas nas fusões e outras formas de transações comerciais no Brasil.

As orientações gerenciais, a necessidade de melhoramento de capacidades de colaboração, mix de recursos e estrutura organizacional, para além das motivações inerentes alavancagem, expectativas de sinergia e aumento de desempenho que não foram previstas no modelo baseado para análise conduziram a capacidades dinâmicas do processo de fusão que culminou com melhor desempenho financeiro em termos de melhoria e aumento de lucros, nos anos consecutivos, mesmo com aumento das despesas administrativas.