RESUMO
Código: 1438
Tema: Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

 

Abrir
Arquivo

 
Generation Why: Um Estudo Sobre Suas Movimentações, Valores e Expectativas
 

O termo geração Y começou a ganhar notoriedade em jornais e revistas em todo o mundo a partir dos anos 2000. Diversas consultorias foram surgindo com o objetivo de orientar as empresas a respeito de como melhor atender esse novo mercado, visto que era fundamental compreender como os jovens faziam escolhas e se comportavam como consumidores.

O primeiro objetivo foi compreender se a mobilidade na carreira da geração Y é significativamente maior do que nas gerações anteriores, considerando a população de executivos brasileiros que ocupam posições gerenciais ou de liderança nas principais empresas do país. O segundo foi averiguar quais fatores impulsionam o aumento da mobilidade, buscando compreender quais as expectativas e valores que influenciam suas escolhas de carreira da geração Y.

A geração Y. Carreiras: perspectiva histórica no Brasil e no mundo. As novas formas de carreira. Alterações na dinâmica do mercado de trabalho são o principal motor para que mudanças de padrões de carreira aconteçam ao longo do tempo. Nesse sentido, fatores econômicos, sociais e culturais devem ser levados em conta quando se busca compreender as características típicas de carreira de uma determinada geração.

Considerando-se os objetivos deste trabalho, optou-se por uma abordagem metodológica mista. A primeira implica na necessidade de explorar a relação de causalidade entre os elementos geração e grau de mobilidade na carreira. Quanto à segunda, foi preciso elaborar uma estratégia que possibilitasse a obtenção de insights: entrevistas em profundidade semiestruturadas.

Análise estatística sobre o grau de mobilidade na carreira. Entrevistas sobre valores e expectativas. Equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Pacote de remuneração e benefícios atraente. Oportunidades de crescimento. Experiências profissionais significativas. Bom ambiente de trabalho. Aspectos emocionais.