RESUMO
Código: 1439
Tema: Governança Corporativa

 

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Mapeando Indicadores de Desempenho Para Organizações Sem Fins Lucrativos: Uma Análise Bibliográfica dos Estudos Internacionais no Período de 1990 A 2014.
 

Ao se falar em organizações sem fins lucrativos, Machado Filho et al. (2007) afirmam haver alguns questionamentos: que parâmetros os doadores podem usar para monitorar a eficácia de projetos sociais implementados por uma organização sem fins lucrativos? O alcance de resultados eficientes e do desenvolvimento sustentável nas entidades do Terceiro Setor passam por fatores ligados a governança e a utilização de mecanismos de monitoramento e incentivo sobre a gestão (MENDONÇA; MACHADO FILHO, 2004).

Quais indicadores podem ser utilizados para a mensuração do desempenho em organizações sem fins lucrativos? Neste sentido, o estudo se propôs a reunir indicadores que podem ser utilizados para mensurar o desempenho em organizações sem fins lucrativos presentes na literatura no período de 1990 a 2014.

Nas OTS a separação entre principal e agente possui motivação interna: satisfação da necessidade de profissionalismo do setor; ou externa, aumento do rigor na prestação de contas para os principais (MENDONÇA; MACHADO FILHO, 2004). A operacionalização da mensuração é feita por meio dos indicadores de desempenho, os quais possibilitam à organização acompanhar as variáveis de seu interesse, viabilizando o planejamento de atividades e aprimorando o desempenho (RODRIGUES; SCHUCH; PANTALEÃO, 2003).

A pesquisa possui uma abordagem qualitativa. Para a seleção da amostra de artigos foi utilizada as ferramentas de busca da base de dados ISI Web of Science de acordo com critérios previamente definidos. A análise dos dados foi feita em duas etapas: análise exploratória dos artigos e análise categorial dos indicadores.

Identificou-se a predominância de estudos relacionados a organizações da área da saúde, seguido por organizações da área de Educação e pesquisa. Quanto as técnicas e modelos estatísticos empregados destaca-se modelo DEA, sendo utilizado para analisar o desempenho de organizações de variadas áreas. Já os indicadores foram assim classificados: a dimensão de resultados, foi desdobrada em efetividade, eficácia e eficiência e a dimensão de resultados, em economicidade, execução e excelência.