RESUMO
Código: 146
Tema: Organização e Processos para Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Gestão do Processo Para Geração Interna de Ideias Para Inovação: O Caso da Promonlogicalis
 

Mesmo com a crescente importância das TIC, a maior parte dos estudos se concentra em empresas de hardware/software e nas empresas que aplicam tais tecnologias. Poucos estudos foram realizados em empresas da camada de integração. Da mesma forma, apesar do grande crescimento da literatura sobre inovação aberta, ainda há pouca literatura que explora efetivamente como gerenciar ideias para inovação geradas internamente pelos funcionários da empresa.

O objetivo deste artigo consiste em identificar como uma empresa de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) gerencia o processo para geração interna de ideias para inovação.

Foram abordados três tópicos: (a) Inovação em serviços: uma visão ampla de como ocorre a inovação em empresas de serviços e como esta se desenvolveu até o momento; (b) A importância das inovações em TIC: aborda o fundamental papel da Tecnologia da Informação e Comunicação em acompanhar e suprir as demandas tecnológicas atuais; (c) Processos de inovação interna: analisa a inovação por meio de mudanças organizacionais e descreve sistemas de geração interna de ideias.

Foi adotada a metodologia de estudo de caso. Sendo a amostragem intencional, foi escolhida a empresa PromonLogicalis, por ser uma importante empresa integradora do setor, reconhecida por diversas premiações. Com a revisão de literatura foi elaborado um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado em entrevista com o Chief Information Officer, responsável pela direção da área de TI. Materiais de acesso público como relatos de premiações foram analisados como forma de triangulação dos dados.

São identificados três mecanismos adotados pela empresa para geração interna de idéias para inovação: o Mural de Idéias, as Lições Aprendidas e o Planejamento Estratégico. Contribui desta forma para uma literatura escassa sobre inovação em empresas da camada de integração de TIC. Praticantes também podem se beneficiar deste estudo, ao comparar suas práticas com as práticas adotadas pela empresa estudada, permitindo assim aprimorar seus processos para geração interna de idéias para inovação.