RESUMO
Código: 156
Tema: Estratégia e Sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Desenvolvimento Sustentável: Uma Análise Contextual do Caso Brics
 

Desde o surgimento do homem, há cerca de 100 mil anos, a relação homem-natureza não tem sido muito amistosa. A situação se agravou ainda mais à medida que a população cresceu e não demonstrou grande preocupação com os impactos ambientais. O BRICS é um acordo de cooperação internacional que surgiu para aperfeiçoar e complementar a governança global, em prol da democratização das relações internacionais e do desenvolvimento. Nesse sentido,o impacto desse acordo nessa merece ser avaliado.

Este trabalho tem por objetivo fazer uma comparação entre as dimensões econômica, ambiental e social dos membros do BRICS, de forma a oferecer um panorama contextual do desenvolvimento sustentável nesses países. Justifica-se, pois entende-se que o estudo dessas economias se faz relevante, haja vista o impacto sobre a economia global que a trajetória desses países impõem às principais economias desenvolvidas.

Foi efetuada uma revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento sustentável e seus indicadores e sobre os acordos de cooperação internacional para o desenvolvimento, em especial, sobre os BRICS.

A pesquisa, no tocante aos objetivos, é descritiva e se caracteriza como um estudo contextualista. A análise contextualista baseia-se em fenômenos em níveis verticais e horizontais de análise, e as interconexões entre esses níveis através do tempo. Os dados analisados referem-se ao período entre os anos de 2006 e 2013. O ano de 2006 foi definido como ponto de partida da análise por ser considerado o primeiro ano de efetivação da formalização dos acordos de cooperação entre os países do BRICS.

A trabalho permitiu um panorama contextual do desenvolvimento sustentável nesses países. Observou-se que, em relação ao desenvolvimento econômico e social, a cooperação entre os países que compõem o BRICS se mostrou eficiente, resultando em avanços nos aspectos econômicos e sociais. No que se refere ao aspecto ambiental, entretanto, não foram observadas evoluções nesses países, que parecem ter negligenciado este fator em seus acordos e cooperações.