RESUMO
Código: 162
Tema: Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

 

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Investigando A Percepção dos Gestores Sobre O Impacto da Tecnologia da Informação no Desempenho Organizacional
 

Durante as últimas duas décadas, tanto empresários quanto acadêmicos têm demonstrado considerável interesse em entender como a TI ajuda a criar vantagem competitiva às organizações. Assim, Investigações como esta trazem implicações práticas aos gestores, visto que possibilitam a identificação de aspectos da TI que contribuem para o melhor desempenho organizacional. Ao ampliar essa discussão, contribui-se com o amadurecimento da investigação do campo em questão.

A presente pesquisa visou investigar como os gestores percebem o impacto da TI no desempenho organizacional. A TI, neste trabalho, é considerada em um contexto amplo, abrangendo a qualidade do serviço de TI prestado à organização, a qualidade dos SI e a qualidade da informação por eles fornecida, seguindo a proposta de Gorla, Somers e Wong (2010).

Na revisão bibliográfica deste trabalho são discutidos os fatores de tecnologia da informação que impactam no desempenho organizacional, enfocando na qualidade do serviço de TI prestado à organização, na qualidade dos SI e a qualidade da informação por eles fornecida.

Neste estudo, do tipo descritivo, realizou-se, primeiramente, uma pesquisa de caráter quantitativo, seguida de uma pesquisa de caráter qualitativo. Na etapa quantitativa, realizou-se uma pesquisa do tipo survey, que consistiu na aplicação de um questionário para gestores de 212 organizações gaúchas que utilizam os SI para a realização das suas atividades. Na etapa qualitativa foram realizadas 14 entrevistas individuais semiestruturadas com gestores organizacionais.

Através da Correlação de Pearson, identificou-se maior influência pela qualidade do serviço prestado pela área de TI, ressaltando a importância do suporte técnico para o uso adequado do SI, bem como para o andamento das atividades da empresa. Na sequência, influenciam a qualidade do SI e a qualidade da informação, respectivamente, indicando que a usabilidade do SI e suas demais qualidades são predominantes na percepção de um adequado desempenho organizacional.