RESUMO
Código: 184
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
Desempenho dos Programas de Pós-graduação Acadêmicos em Contabilidade no Brasil no Triênio 2010-2012 Com Base Na Produção Bibliográfica Veiculada em Periódicos Científicos
 

Na atual estrutura de avaliação da pós-graduação strictu sensu no Brasil, a publicação científica em periódicos é um dos principais fatores de avaliação dos programas acadêmicos e o modo como a produção bibliográfica é utilizado tem sido criticado pela literatura especializada.

Este artigo tem como objetivo analisar o desempenho dos programas de pós-graduação em Contabilidade no Brasil no triênio 2010-2012 com base na produção bibliográfica veiculada em periódicos científicos e, concomitante, aprimorar o sistema de avaliação proposto por Soares, Richartz e Múrcia (2013).

A revisão da literatura foi construída em cima de duas vertentes: a regulamentação da avaliação da pós-graduação no Brasil e a literatura nacional e estrangeira acerca da avaliação da produção científica de programas de pós-graduação.

A pesquisa utilizou os dados da avaliação trienal da Capes para isolar a variável produção bibliográfica veiculada em periódicos e mensurar o desempenho dos programas de pós-graduação em Contabilidade. Para tanto, a pesquisa se baseou nos indicadores utilizados por Soares, Richartz e Múrcia (2013) e desenvolveu correções na metodologia dos autores com o objetivo de reduzir os vieses dos indicadores.

A produção bibliográfica dos programas foi analisada do ponto de vista de cinco indicadores principais: 1) Pontuação total por programa de pós-graduação; 2) Pontuação média por professor; 3) Coeficiente de variação da produção; 4) Percentual de professores produtivos, e; 5) Nível de inserção internacional.