RESUMO
Código: 205
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
Reflexões Para Avanço Na Área de Avaliação e Gestão do Desempenho das Universidades: Uma Análise da Literatura Científica
 

O cenário turbulento em que as instituições de ensino superior se encontram impulsionou o interesse pela prática da utilização de sistemas de mensuração de desempenho como instrumentos de apoio à gestão universitária. Nesse contexto, é essencial que se conheça o que vem sendo trabalhado para que possibilidades de avanços possam ser apontadas.

Este trabalho se propõe a responder à seguinte pergunta: Quais são os gaps de pesquisa capazes de promover avanços na área Avaliação de Desempenho das Universidades? Assim, esta pesquisa tem como objetivo conhecer o que as publicações científicas internacionais desenvolveram sobre o fragmento da literatura referente à Avaliação de Desempenho das Universidades, possibilitando a construção de conhecimento nos pesquisadores, para então apontar lacunas que possam ser investigadas.

A crescente necessidade de sistemas de avaliação de desempenho, no ensino superior, é impulsionada pelo aumento da concorrência, pelos cortes nas despesas públicas por parte dos governos, pelo desejo de melhoria interna do desempenho e pela pressão das partes interessadas. O sucesso desses sistemas de desempenho depende, em parte, da gestão eficaz dos indicadores, que devem ser desenvolvidos e implementados considerando o contexto único em que a instituição se encontra (ASIF; SEARCY, 2014).

Para atender ao objetivo da pesquisa utilizou-se como ferramenta o Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C) por ser um processo estruturado de revisão da literatura com perspectiva construtivista alinhado, assim, ao objetivo da pesquisa. O ProKnow-C configura-se como um processo estruturado e sistematizado para operacionalização de quatro etapas.Neste trabalho serão abordadas as etapas de: seleção de portfólio bibliográfico e análise bibliométrica (TASCA, et al., 2010).

As análises dos artigos evidenciaram: o pesquisador Muhammad Asif como o autor prolífico; os periódicos International Journal of Educational Management e o Total Quality Management & Business Excellence como os que mais publicam sobre o tema; o artigo Higher education ready for knowledge management como o mais reconhecido; a Teoria da Contingência sendo a teoria subjacente da avaliação de desempenho, mas a maioria dos estudos faz apenas uso da atividade de mensuração de desempenho.