RESUMO
Código: 218
Tema: Métodos e Técnicas de Pesquisa

 

Abrir
Arquivo

 
Meta-síntese em Estudos de Casos Qualitativos: Pesquisa Na Ótica da Sucessão de Empresas Familiares e Liderança
 

A ascensão das pesquisas acerca das metodologias qualitativas e quantitativas têm evoluído no sentido de sua aproximação. Entretanto, na academia não há consenso sobre este assunto, sobretudo na visão dos pesquisadores positivistas. Com o propósito de instigar os pesquisadores a aperfeiçoarem os resultados da pesquisa qualitativa, apresenta-se a meta-síntese, como uma metodologia que busca a aproximação do paradigma holístico (EVANS, 2002).

No âmbito deste trabalho, a pergunta que orienta a pesquisa é: como ocorre o processo de sucessão de empresas familiares no contexto da liderança? Portanto o objetivo deste trabalho é verificar as características dos estudos de casos internacionais desenvolvidos na conjuntura da sucessão de empresas familiares a partir da metodologia de meta-síntese proposta por Hoon (2014), a partir da questão norteadora.

Salienta-se que a alteração na liderança é um momento crítico para a organização, tendo em vista que nem todas as empresas familiares estão preparadas para esta transição. Ricca Neto (2007) enfatiza que durante o processo sucessório a sobrevivência da entidade é colocada em risco, sendo que muitas empresas são vendidas ou optam por encerrar suas atividades. Diante, dos aspectos discutidos, observa-se a oportunidade de realizar estudos nesta abordagem.

A pesquisa classifica-se como descritiva, pois faz a descrição dos estudos de casos publicados em periódicos internacionais; e exploratória, pois aplica a metodologia de Hoon (2014) a estudos da área de gestão. A amostra foi selecionada a partir da base de dados Web of Science e contemplou o período de dez anos. A pesquisa restringiu-se aos termos “succession” ‘and’ “family businesses” ‘and’ “leadership”. Hoon (2014) ressalta que a meta-síntese busca a construção de uma teoria.

As evidências deste estudo desdobram-se na seguinte proposição: “o controle gerencial e a liderança exercida pelos gestores atuam diretamente no processo de sucessão das empresas familiares”. Observa-se que este relacionamento acontece sobretudo em função da sucessão ser um processo social, que envolve a interação social entre os fundadores, os sucessores, os familiares e os funcionários que não possuem grau de parentesco.