RESUMO
Código: 233
Tema: Estratégia Internacional e Globalização

 

Abrir
Arquivo

 
Desafios à Internacionalização de Empresas de Mercados Emergentes: Estudo no Setor da Moda Brasileira
 

Empresas originárias de países emergentes (EMEs) têm despontado como competidores importantes no contexto internacional (Cavusgil & Kardes, 2013). A partir dos anos 2000, empresas oriundas de países como os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) passam a não somente apresentar desempenho considerável como também a alcançar a liderança em seus setores de atuação (Casanova, 2009; Cuervo-Cazurra, 2012; Cuervo-Cazurra & Genc, 2008; Guillén & García-Canal, 2009; Ramamurti, 2012)

o presente estudo busca comparar as características das EMEs descritas na literatura com as particularidades do comportamento exportador do segmento na moda brasileira. Optou-se pelo estudo do setor da moda em função da sua relevância econômica e social para o País e pela sua participação na vasta cadeia produtiva têxtil (IEMI, 2011). Portanto, a compreensão das características e desafios enfrentados pelas empresas desse setor se faz necessária.

O estudo da estratégia de EMEs pode ser considerado recente, pois estas raramente eram consideradas nos estudos na área de negócios internacionais antes do ano 2000 Nesta pesquisa serão apresentadas algumas dimensões em que EMEs podem diferir daquelas de mercados tradicionais. São elas: (i) tecnologia e recursos, (ii) imagem do país de origem, (iii) internacionalização tardia, (iv) volatilidade e instabilidade da economia local, e (v) desvantagem de ser estrangeiro.

Neste estudo, optou-se pela abordagem qualitativa, de natureza exploratória, tipo de pesquisa que visa contribuir para a formalização do conhecimento do tema em estudo (Sampieri, Collado, & Lucio, 2006). O estudo buscou analisar e interpretar dados com diferentes graus de profundidade e complexidade. Utilizou-se um roteiro contendo os tópicos relativos ao problema. As entrevistas foram realizadas presencialmente e gravadas em áudio.A análise do discurso foi utilizada para tratamento dos dados.

Tecnologia e recursos - Recursos financeiros para a internacionalização, - Necessidade de melhorar a qualidade no processo de costura, - Necessidade de melhorar o controle de qualidade, - Acesso à matéria prima. Imagem do país de origem - cores, estampas, o estilo de vida e as formas e volumes, - criação e design, - Imagem negativa sobre confiabilidade em serviços, Internacionalização tardia Resquícios de cópia de designers estrangeiros, Falta de coleções de meia-estação adequadas ao mercado