RESUMO
Código: 245
Tema: Estratégias e Operações de Marketing

 

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O Efeito das Ações de Promoção Turística Internacional Na Comercialização de Destinos Turísticos
 

Especificamente com relação ao Brasil, uma das ações de promoção desenvolvidas pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) foi a criação em 2005 do Plano Aquarela 2020, sob a supervisão do Ministério do Turismo. Baseado em um estudo conduzido em 18 países, o plano foi desenvolvido a partir de consultas tanto a profissionais de turismo quanto a consumidores.

Segundo a Embratur (2012), está prevista a divulgação de publicidade em mais de 100 países, com um impacto provável de 1,2 bilhões de pessoas. A ideia é colocar o Brasil entre as maiores ofertas turísticas do mundo até 2022. Portanto, diante do exposto, o presente trabalho busca respostas para o seguinte problema de pesquisa: qual é o efeito das ações de promoção turística internacional na comercialização de um destino turístico brasileiro?

O marketing turístico é fundamental para construir ferramentas que conquistem o turista por meio de desenvolvimento de produtos e ou serviços que atendam e satisfaçam as suas necessidades. É preciso saber mostrar com beleza o que é a realidade da localidade, a qualidade dos serviços ofertados, a capacidade de atender as suas expectativas, seduzindo assim o potencial turista na sua decisão de compra. O consumidor deve ser o foco principal das ações, sobretudo no mercado internacional.

A pesquisa realizada foi de caráter descritivo, com uso de metodologia mista. No primeiro estágio, a abordagem foi qualitativa e no segundo foi quantitativa. A amostragem em ambas é não aleatória por conveniência. A amostra foi constituída por profissionais do setor que frequentam eventos internacionais de turismo: agentes de viagem e operadores de turismo. Os dados quantotativos foram avaliados pelo método PLS, com a utilização do software R.

O modelo de mesnuração se mostrou robusto, com a maioria dos indicadores apresentando cargas fatoriais elevadas, acima de 0,6. Os resultados indicam que a participação em eventos, a propaganda e a distribuição de material promocional são importantes para explicar a imagem do pais e para a comercialização do destino turístico, ao passo que a presença em mídias sociais não se mostrou relevane, Ademais, a imagem do pais não é relevante para explicar a comercialização do destino turístico.