RESUMO
Código: 246
Tema: Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

 

Abrir
Arquivo

 
Estratégia de Desenvolvimento, Divulgação e Intercâmbio de Informações Financeiras Pela Internet: Um Estudo Sobre A Utilização da Linguagem Xbrl
 

Esse estudo verificará como o desenvolvimento de estratégias pode dar suporte ao processo de geração de informações, voltadas ao controle operacional e investigar se os gestores das empresas estudadas estão utilizando ferramentas que facilitem o desenvolvimento de informação, avaliando quais as medidas que estão sendo tomadas para a implantação de tecnologias, voltadas à distribuição de informação das empresas, mais especificamente, os conceitos relacionados à linguagem XBRL.

Considerando que as organizações estão em um ambiente de constante mudança e necessitam de controles precisos e de informações oportunas sobre seus processos, adequando suas operações às novas situações, e devido ao surgimento de novos paradigmas de gestão e de sistemas de tecnologia de informações mais eficientes, busca-se responder: Qual o atual nível de conhecimento e utilização do XBRL, pelas empresas brasileiras emissoras de American Depositary Receipt (ADR), listadas na BM&FBOVESPA?

BM&FBM&FBOVESPA (Empresas listadas, 2014); FINANCIAL ACCOUNTING STANDARDS BOARD(Business reporting, 2000); FOROUGHI (XBRL: the future of online financial data, 2001); SECURITIES AND EXCHANGE COMISSION (Acceleration of periodic report, 2015); XBRL International. Extensible Business Reporting Language, 2014); W3C (Extensible Business Reporting Language, 2014); WALLACE, A (The new language of financial reporting, 2001); WILLIS (The future of financial reporting, 2015).

Quanto aos fins: pesquisa de natureza descritiva e exploratória. Pesquisa de campo realizada no segundo semestre de 2014, entre os meses de agosto a dezembro de 2014, consistindo nas seguintes etapas: elaboração de instrumento de pesquisa; pré-teste, alterações no instrumento de pesquisa; escolha da população e amostra; coleta de dados e análise das respostas. Utilizou-se questões matriciais com escala do tipo de Likert. O universo de pesquisa foram as empresas que negociaram na BM&FBOVESPA.

Para classificar as empresas, utilizou-se a Análise de Conglomerados (Cluster) que é uma técnica paramétrica de interdependência entre variáveis, que permite agrupas indivíduos com características similares a partir de variáveis predeterminadas. Utilizando o método Ward para agrupamento e a distância euclidiana quadrada para medir os intervalos. A análise indicou que a amostra se divide em dois grupos distintos, nominados “mais avançados” e “menos avançados” em função das médias dos construtos.