RESUMO
Código: 251
Tema: Estratégia Internacional e Globalização

 

Abrir
Arquivo

 
Made In Brazil: O Custo Brasil e Os Desafios Para O Aumento da Competitividade das Exportações Brasileiras
 

Exportar pode ser uma alternativa que as empresas têm para poder expandir o mercado consumidor. Para as organizações pode significar um crescimento, já para os clientes pode demonstrar um crescimento e até mesmo inovação. Este artigo destaca os desafios para o Brasil conseguir aumentar a sua competitividade para os produtos exportados, visto que nos últimos anos houve forte crescimento da concorrência

Problema: como o Custo Brasil diminui a competitividade das empresas exportadoras. O objetivo deste artigo é analisar o impacto do custo Brasil na redução da competitividade dos produtos destinados a exportação.

Trata sobre a exportação, seus principais teóricos clássicos e contemporâneos, apresenta os incentivos do governo para a exportação, tais como o aeroporto indústria, destaca o custo Brasil seus componentes e reforça a perda da competitividade do Brasil.

A metodologia utilizada neste trabalho é a descritiva, com abordagem qualitativa, expondo informações sobre os principais tipos de transporte e sua utilização no Brasil. Os dados secundários deste trabalho foram obtidos por banco de dados de empresas que atuam no ramo de comércio exterior, através de informações sobre os seus processos de exportação.

Em um primeiro momento foi mensurado os valores que correspondem a composição ao preço de venda de exportação, descriminando o Custo Brasil mensurável, o não mensurável e as demais despesas que compõem o preço de exportação de um produto brasileiro. Logo após, são apresentados dados que demonstram a forma de composição. Na primeira análise o estudo parte do preço de venda de exportação para as despesas e na segunda o estudo parte das despesas para preço de venda de exportação.