RESUMO
Código: 255
Tema: Estratégia

 

Abrir
Arquivo

 
Desenvolvimento do Balanced Scorecard em Uma Empresa Prestadora de Serviços de Consultoria Tributária
 

Uma empresa fundada em 2013 na cidade de Manaus-AM que é focada na prestação de serviços de consultoria tributária, sendo formada por 8 membros. A empresa não possui planejamento estratégico; não possui metas de produtividade; a diretoria não possui instrumentos de controle; não há um cronograma vinculado às metas; a empresa não possui política de remuneração variável vinculado às metas; faltam indicadores que ajudem a empresa atingir seus objetivos; e a qualidade dos serviços sem aferição.

A empresa que participa deste estudo vê a necessidade de avançar e reformular suas estratégias, que são baseadas apenas em aspectos financeiros, passando a considerar os fatores intangíveis da sua organização. Para sanar os problemas apontados pela empresa foi elaborado um BSC para a sua ambiência, para tal fim foi realizado a Análise SWOT, a criação do mapa estratégico, a descrição dos objetivos, indicadores e iniciativas a serem executadas.

Primeiramente os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com os membros da empresa (2 sócios e 6 funcionários). Num segundo momento ocorreu a análise documental, ocorrendo a triangulação dos dados. Por fim foi utilizada a Técnica de Grupo Nominal, com a participação de todos os membros da organização. As intervenções ocorreram durante o mês de janeiro de 2015, na sede da empresa, em Manaus-AM.

A pesquisa gerou um mapa estratégico com 4 perspectivas e 15 objetivos. Destaca-se que: 1. O BSC é aplicável às pequenas empresas e de consultoria. 2. Dificuldade, por parte da empresa, em relatar informações intangíveis. 3. O BSC demonstrou oportunidades de melhoria para a empresa (Ex: terceirização). 4. Cultura Organizacional mais flexível permitiu planejar novos hábitos e processos. 5. Corrobora com pesquisas anteriores: indicados semelhantes e dificuldade em relatar o status quo. 6. Outros.