RESUMO
Código: 267
Tema: Gestão de Operações Sustentáveis

 

Abrir
Arquivo

 
Barreiras Para Implantação de Produção Mais Limpa: Um Estudo em Uma Empresa do Setor Metal-mecânico
 

As PMEs passam por dificuldades que inibem as ações de adoção de P+L, principalmente pela falta de conhecimento que a adoção da P+L pode levar a obter vantagem econômica. As barreiras culturais para implantação da P+L, estão relacionadas com a resistência de funcionários para adoção de práticas ambientais (SHI et al., 2003). O ganho econômico ocorre por meio da minimização de desperdícios (UNEP, 1990). A empresa pode investir esse ganho em treinamento ambiental para superar a barreira cultural.

A lacuna de pesquisa consiste em verificar as principais barreiras para implantação de P+L, decorrente de ausência de conhecimentos dos empresários e funcionários sobre a oportunidade de obtenção de ganhos econômicos por meio, principalmente, da minimização do uso de recursos naturais. O objetivo dessa pesquisa é analisar se a obtenção de resultados econômicos e ambientais positivos supera as barreiras para a implementação de Produção Mais Limpa em PMEs.

A barreira cultural para a implantação da P+L inviabiliza o entendimento sobre a redução de resíduos e emissões no sistema de produção, que está relacionado intrinsecamente com a ausência de educação ambiental (WANG, 1999; ILOMAKI et al., 2000; SHI et al., 2003; SIAMINWE et al., 2005; HICKS et al., 2006). Causando desinteresse e resistência a mudança dos funcionários (GARDSTROM, 1994; HITCHENS et al., 2004; FERNANDEZ-VINE et al., 2010; ZHANG et al., 2010; VAN HOOF et al., 2013).

Estudo de caso em uma empresa do segmento metal-mecânico. As fontes de evidência utilizadas foram as entrevistas semiestruturadas, observação e registros em arquivos. A triangulação dessas fontes possibilitou a análise dos dados ambientais e econômicos. Para a análise ambiental utilizou-se a ferramenta da ecoeficiencia Material Intensity Factor (MIF) para calcular o impacto ambiental.

Os resultados desse estudo mostraram que as principais barreiras são culturais, técnicas e financeiras, mas resultados econômicos positivos podem reduzir a resistência em relação à implantação de programas de Produção Mais Limpa.