RESUMO
Código: 268
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

 

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A Influência da Consciência Ecológica Na Intenção de Compra de Alimentos Orgânicos no Brasil
 

Os temas que motivaram está pesquisa compreendem o comportamento dos consumidores de alimentos orgânicos e a relação desse consumo com a consciência ecológica. No que se refere aos alimentos, os padrões de consumo mudam constantemente influenciados por questões referentes à sustentabilidade, aspectos nutricionais e em função de aspectos relacionados à saúde, pois trata-se de alimentos sadios, nutritivos e que buscam a preservação dos sistemas agroecológicos (STRINGHETA; MUNIZ, 2003).

O objetivo desta pesquisa é analisar a influência da consciência ecológica na intenção de se consumir alimentos orgânicos. Os objetivos específicos são: a) analisar a consciência ecológica dos respondentes; b) mensurar a intenção dos respondentes em consumir alimentos orgânicos; c) analisar o nível de conhecimento dos respondentes em relação aos produtos orgânicos; d) analisar se as diferenças sociodemográficas impactam na intenção de consumo de alimentos orgânicos e na consciência ecológica.

O consumo de alimentos orgânicos vem crescendo continuamente, tanto no Brasil quanto no mundo. Os consumidores desses produtos, além de se preocuparem com o alimento em si (marca, certificação, preço, entre outros), possuem preocupações ainda maiores em relação aos atributos de qualidade, sabor e benefícios à saúde e ao meio ambiente (LOMBARDI et al., 2007). Cupershmid e Tavares (2002) sugerem que em relação ao meio ambiente os consumidores de alimentos orgânicos são ecologicamente conscientes.

Realizou-se um levantamento online, tendo 454 sujeitos como amostra. O questionário da pesquisa foi composto de 16 perguntas, com 30 indicadores. Os dados coletados foram analisados utilizando o software estatístico SPSS versão 18.0. Nesse programa os dados foram tratados levando em consideração técnicas estatísticas, entre elas média, desvio padrão, análise de variância (ANOVA), confiabilidade de escalas e regressão.

Os resultados sugerem que a consciência ecológica do influencia positivamente a intenção de compra dos alimentos orgânicos. Ademais, identificaram-se outros achados, entre eles o fato das diferenças sociodemógraficas (nível de escolaridade, renda familiar e faixa etária) impactarem na intenção de compra de alimentos orgânicos e na consciência ecológica. Os resultados apontam que a consciência ecológica pode explicar cerca de 45% da variação da intenção de compra de alimentos orgânicos.