RESUMO
Código: 272
Tema: Políticas, Modelos e Práticas

 

Abrir
Arquivo

 
Modelagem de Processos Orientada Para O Mapeamento de Competências Funcionais: Construção de Um Modelo
 

A administração pública tem a necessidade latente de adoção de novos modelos de gestão, mais ágeis e integrados, visando a busca pela eficiência, eficácia e efetividade dos processos de trabalho. Com isso, que as competências profissionais são essenciais para construir e operacionalizar os processos organizacionais, o que exige uma abordagem processual na gestão de competências em órgãos públicos.

Problema de Pesquisa: Como mapear competências funcionais da força de trabalho da UFRRJ a partir dos processos de trabalho, visando a implantação de melhorias na unidade organizacional? Objetivo: Mapear competências funcionais da força de trabalho da UFRRJ a partir dos processos de trabalho através da construção e uso de um modelo adequado a esta finalidade.

Modelos de Gestão Gestão de Processos Gestão de Processos no Setor Público Gestão de Competências

A pesquisa é de natureza qualitativa intervencionista e utiliza o método de pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de: pesquisa bibliográfica, documental e de campo (grupo focal, com entrevista em grupo).

Modelo apresentado, denominado Órion - Modelador de Processos Orientado para o Mapeamento das Competências Funcionais encontra-se em análise e validação de suas fases. Os resultados preliminares indicam avanços satisfatórios na construção, teste e aplicação inicial do modelo proposto, como: a transparência nas atividades de trabalho através do uso de modelos de processo; e melhor conhecimento dos processos associados a eixos importantes da Prefeitura Universitária.