RESUMO
Código: 282
Tema: Casos de Ensino

 

Abrir
Arquivo

 
Avaliação do Processo de Ensino-aprendizagem do Curso de Administração de Uma Ies: Perspectivas Docente e Discente
 

Entre as atividades que permeiam o processo educacional, a avaliação se constitui como uma área de íntima associação com o processo de ensino-aprendizagem. A escola, desse modo, deve estimular no aluno uma capacidade crítica de avaliar as circunstâncias que o cercam, colocando-o em permanente, contudo saudável, conflito (GADOTTI, 2003). Há uma necessidade de que a a preocupação principal da educação seja favorecer a empregabilidade dos formandos (GUERRA, 2001).

Neste sentido, a presente pesquisa questiona: as avaliações que os professores do curso de Administração de uma IES aplicam aos seus alunos favorecem a construção das qualidades formais e políticas? Para responder ao problema de pesquisa acima, delineou-se como objetivo geral analisar o processo de avaliação nas disciplinas do curso de Administração de uma IES, nas perspectivas docente e discente.

O objeto da aprendizagem é justamente aquilo que deve transformar o aluno, tanto do ponto de vista instrumental quanto em relação a sua maneira de lidar com o meio social. Isso remete a duas abordagens com relação à qualidade aplicada à educação: a qualidade formal e a qualidade política. As técnicas e procedimentos da avaliação devem estabelecer um alinhamento com os objetivos da aprendizagem.

Os procedimentos metodológicos desta pesquisa empregaram duas técnicas de coleta de dados: um questionário a 20 docentes de uma IES e uma entrevista estruturada aplicada a 70 discentes. Os dados sofreram tratamento quantitativo, sendo tabulados em categorias, com a construção de tabelas, desenvolvendo-se, assim, uma estatística descritiva.

Boa parte dos docentes procuram estabelecer uma relação entre teoria e prática, desenvolvem avaliação contínua e realizam meios diferentes de avaliação. Os alunos responderam que apenas alguns professores incentivam visitas e contatos a empresas, que realizam uma proximidade da teoria com a prática, que desenvolvem avaliação contínua e diversificada quanto aos diversos meios.