RESUMO
Código: 287
Tema: Comportamento Organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
Avaliação de Desempenho Mediante A Análise das Características dos Altos Executivos: Processo de Revisão da Literatura
 

Desde a sua criação, os estudos sobre a estratégia possuem como finalidade a busca pela vantagem competitiva, essencial para o sucesso das organizações. Nesse contexto, a literatura aponta a gestão de aspectos internos organizacionais abordados pela Visão Baseada em Recursos e pela Upper Echelons Theory como alternativas para alavancar o desempenho organizacional.

Quais são as características do fragmento da literatura científica referente à avaliação de desempenho dos altos executivos? Tem-se como objetivo geral conhecer o que a literatura científica apresenta sobre o fragmento da literatura que aborda a influência dos altos executivos na avaliação de desempenho, com base na identificação das suas características por meio de um portfólio de publicações internacionais relevantes, possibilitando a construção de conhecimento.

Um dos sub campos da Visão Baseada em Recursos é a Upper Echelon Theory. Tendo como marco inicial a publicação de Hambrick e Mason, em 1984, a teoria afirma que os principais executivos desempenham papel fundamental nos resultados organizacionais. Em sua essência, o modelo proposto mostra que as características cognitivas, valores e percepções dos executivos influenciam sua tomada de decisão e consequentemente no desempenho empresaria (CARPENTER ET AL., 2004).

A ferramenta utilizada para a validação da busca é o Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C). a abordagem da pesquisa é qualitativa, a validade dos procedimentos utilizada é a "verificação de membro", os procedimentos técnicos para investigação é a "pesquisa ação", no que diz respeito a coleta de dados foram utilizados dados primários e secundários e a base filosófica deste trabalho é a visão do mundo construtivista.

Com base no Portfólio Bibliográfico, foram identificados os seguintes resultados:os periódicos Strategic of Management Journal e Journal of Management como os mais prolíficos; o autor com maior número de publicações é Mason Carpenter; a característica dos executivos citada como importante para um desempenho positivo foi a educação(38%);a Visão Baseada em Recursos foi a teoria mais utilizada para a avaliação de desempenho (33%);e o acúmulo de funções (45%) foi apontado como a principal limitação.