RESUMO
Código: 289
Tema: A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

 

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Compentências Empreendedoras – Uma Visão Sobre Os Futuros Administradores
 

A possibilidade de inovar e de mudar o cenário atual através de novas formas de negócios surge como alternativa ao tradicional vínculo empregatício, sendo assim, o empreendedorismo passa ser um importante aliado na geração riqueza, de movimentação econômica, política e social.Entretanto, empreender não é uma tarefa simples, e um conjunto de características deve permear o perfil de um empreendedor, existem variáveis, de nível individual (técnicas, motivações e características dos empreendedores)

O objetivo desta pesquisa foi demonstrar as principais competências empreendedoras dos estudantes do curso de administração e a outra vertente do presente estudo foi analisar se a percepção em relação a empreender evoluiu ou não em meados do curso de administração.A pesquisa foi qualitativa, de natureza exploratória, cujo instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista apoiada em um roteiro semiestruturado, elaborado para os dois grupos de respondentes.

Para Filion (1991), o empreendedor é a “pessoa criativa, marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos e que mantém um alto nível de consciência do ambiente em que vive usando-a para detectar oportunidades de negócios. Um empreendedor que continua a aprender a respeito de possíveis oportunidades de negócios e a tomar decisões moderadamente”.

A pesquisa em pauta é classificada como exploratória, Para tal, optou-se pelo método qualitativo básico que se mostrou mais adequado para analisar situações complexas e particulares, procurando descrever determinado problema, analisando a interação de certas variáveis, compreendendo processos vividos pelos respondentes da pesquisa e possibilitando em maior nível de profundidade o entendimento das particularidades do comportamento dos indivíduos

A pesquisa identificou aspectos semelhantes e distintos nos blocos avaliados. Verificar-se que no primeiro bloco intitulado como oportunidades o estudante do quarto semestre sente a necessidade de aproveitar todas as oportunidades, porém se auto avalia despreparado e sofre com a falta de recurso, enquanto os alunos de oitavo semestre relatam uma dificuldade de identificar oportunidades, o desejo de empreender diminui, e as oportunidades acabam sendo buscadas dentro das empresas.