RESUMO
Código: 290
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

Abrir
Arquivo

 
Formação de Docentes em Administração: A Avaliação de Uma Ação Formativa e Suas Sugestões Para Melhorias
 

A especialização em docência em Administração proposta tem a finalidade de contribuir para construção da docência dentro de uma nova configuração estrutural, visando atender as múltiplas demandas perpassando a aquisição de ferramentas docentes, pela especialização de conhecimentos e integração da docência como identidade profissional e carreira. Estruturada em 6 módulos sob três aspectos: Métodos de Ensino- Aprendizagem; Técnicas de Comunicação e Gestão de Carreira.

A finalidade da pesquisa é mensurar os impactos da formação docente aplicada para aprendizagem integrativa nos preceitos da teoria da aprendizagem experiencial (Kolb,1984) pela aquisição, especialização e integração de competências docentes utilizando o framework de avaliação de ação formativa como uma metodologia complexa.Considerando, as sugestões de melhorias com foco na profissionalidade docente em seus aspectos objetivos e subjetivos para futuras aplicações em modalidade à distância.

A metodologia em níveis de avaliação é inspirada na Avaliação Responsiva de Stake (1978) e na Metodologia de Avaliação de Ações Formativas para docentes em 4 níveis de Imbernón (2011) uma adaptação de Kirkpatrick & Kirkpatrick (2007). Ao contemplar os indicadores de countnance, ou seja, antecedentes, interações e resultados aos níveis de reação, aprendizagem, transferencia e abrangência emerge um nível preliminar de diagnóstico que permite confrontar as finalidades da aprendizagem integrativa.

Constitui-se em pesquisa descritiva e qualitativa com amostra por conveniência. No Diagnóstico foram entrevistados os coordenadores da formação. Os 23 formandos foram pesquisados no Diagnóstico e nas Reações por meio de questionários. Três deles que atuavam na instituição conveniada foram entrevistados ao final de cada um dos módulos com olhar para Reações, Aprendizagens e Transferências. A Abrangência foi mensurada na entrevista com o coordenador da graduação conveniada e nos focus groups.

Os formandos, docentes ou não, escolheram a especialização pensando na efetividade das contribuições para arte e estilo de ensinar (Didática) e instrumentalização por meio das metodologias de ensino (Conhecimento Pedagógico) alicerçado principalmente na experiência dos docentes atendendo às demandas de recursos de ensino e profissionalização docente. Diferenças entre demandas de aprendizagem relacionadas à experiência docente trouxeram gargalos às discussões e desenvolvimento nas tarefas em aula