RESUMO
Código: 293
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
A Relação Entre O Posicionamento Estratégico e As Dimensões de Sucesso em Projetos: Estudo de Caso de Uma Subsidiária Brasileira de Empresa Multinacional do Ramo de Autopeças
 

Dentre os muitos conceitos de estratégia, um dos mais utilizados é aquele que a define como o conjunto de planos da alta administração de uma empresa para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização. Um modelo multidimensional foi utilizado para se avaliar o sucesso de projetos considerando os aspectos estratégicos e táticos de desempenho do projeto, além de considerar os pontos de vista de pessoas interessadas no sucesso do mesmo.

A questão de pesquisa foi: Qual a relação entre o posicionamento estratégico e as dimensões de sucesso dos projetos de uma subsidiária brasileira de multinacional do ramo de autopeças? A escolha do estudo de caso levou em consideração os seguintes critérios: Pertencer ao setor industrial-alvo, preencher os requisitos de alta concorrência baseada em custo, aporte tecnológico e inovação; apresentar liderança em seu ramo de atuação, possuir grande porte e abrangência de atuação.

O modelo de disciplina de valor foca três diferentes áreas relativas aos valores percebidos pelos clientes: excelência operacional, liderança de produto e relacionamento com o cliente. Um modelo multidimensional foi apresentado considerando aspectos estratégicos e táticos de desempenho do projeto, a curto e a longo prazos, além de considerar os pontos de vista de pessoas interessadas no sucesso do mesmo.

O método qualitativo selecionado para desenvolver a investigação científica foi o estudo de caso único. A escolha do estudo de caso levou em consideração os seguintes critérios: Pertencer ao setor industrial-alvo, preenche os requisitos de alta concorrência baseada em custo, aporte tecnológico e inovação; apresentar liderança em seu ramo de atuação (evitar o efeito retardatário de empresa seguidora); possuir grande porte e abrangência de atuação.

O objetivo da pesquisa foi alcançado com a constatação de relação entre posicionamento estratégico e dimensões de sucesso em projetos. A carteira de projetos não possui relação com a dimensão de sucesso preparação para o futuro indicando eventual lacuna dos projetos devido ao perfil de curto prazo dos mesmos. Este resultado poderá ser útil ao comitê executivo, responsável pelo planejamento estratégico, no sentido de pesquisar eventual lacuna entre formulação e execução dos projetos.