RESUMO
Código: 307
Tema: Informação Financeira

 

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Isomorfismo Institucional e Sua Influência no Nível de Evidenciação dos Contratos de Concessão das Empresas Brasileiras do Setor Elétrico
 

O objetivo deste estudo é analisar a influência do Isomorfismo Institucional no processo de elaboração das demonstrações financeiras das empresas brasileiras do setor de energia elétrica listadas na BM&FBovespa, investigando sua relação com o nível de evidenciação dos contratos de concessão. Para tanto, foi realizada pesquisa descritiva e documental, com abordagem quantitativa dos dados, desenvolvida com auxílio de análise de correlação e regressão linear múltipla. Para a amostra foram considera

A evidenciação de informações relacionadas aos contratos de concessão das empresas abertas de energia elétrica tendem a sofrer influências isomórficas? O objetivo deste estudo é analisar a influência do Isomorfismo Institucional no processo de elaboração das demonstrações financeiras das empresas brasileiras do setor de energia elétrica listadas na BM&FBovespa, investigando sua relação com o nível de evidenciação dos contratos de concessão.

Convergência contábil, Isomorfismo institucional, setor elétrico no Brasil

pesquisa descritiva, abordagem quantitativa, procedimentos técnicos documental e bibliográfica. Foram utilizadas as ferramentas do software SPSS, para análise das variáveis que pudessem influenciar no nível de evidenciação. Foram aplicadas as técnicas de Correlação e Análise de regressão múltipla, além do teste de Ladder para a correção de algumas variáveis quantitativas e o teste de normalidade Shapiro-Wilk, que buscou identificar se a distribuição dos dados era normal ou não.

Os resultados obtidos comprovam a existência de um processo isomórfico de natureza coercitiva. Além disso, o fato de serem empresas reguladas pelo governo também pode comprovar a existência de isomorfismo coercitivo, uma vez que estão sujeitas a pressões políticas. Por fim, foi possível também constatar que quanto maior o tamanho da empresa, maior é o nível de evidenciação dos ativos abordados na pesquisa.