RESUMO
Código: 314
Tema: Logística e Cadeia de Suprimentos

 

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A Colaboração Na Cadeia de Suprimentos e Seu Impacto no Desempenho Operacional
 

Na busca para se manterem competitivas as organizações devem reconhecer a importância da cadeia de suprimentos, buscando a colaboração através de alianças de longo prazo com os seus principais fornecedores. O estudo buscou entender se a colaboração, por meio destas alianças, modifica as relações comerciais entre empresa vendedora e compradora, evoluindo para um relacionamento que agrega outros benefícios e melhorias ao processo e o seu efeito no desempenho operacional destas organizações.

Este estudo partiu do seguinte problema de pesquisa: os relacionamentos colaborativos na cadeia de suprimentos, decorrentes de alianças de longo prazo, levam ao melhor desempenho operacional da empresa compradora? Como objetivos específicos: a) se existe diferença de percepção entre os setores industriais pesquisados e b) se nos diferentes níveis hierárquicos, dentro da estrutura de compras, a percepção é diferente.

A gestão colaborativa na cadeia de suprimentos implica na necessidade das empresas formarem alianças (GENTRY, 1993; VIVALDINI; PIRES; SOUZA, 2010), estabelecendo relações de trabalho estreitas e de longo prazo gerando uma interdependência entre as organizações (SOOSAY; HYLAND; FERRER, 2008), ela tem um efeito importante sobre a relação de interação entre as capacidades externas e o desempenho interno das organizações (SQUIRE et al., 2009)

A pesquisa se dividiu em duas fases, na primeira etapa foram enviados questionários estruturados para oito empresas distintas, com o objetivo de verificar a importância das alianças com fornecedores e os seus reflexos no desempenho operacional da empresa compradora. Na segunda fase foi realizada uma entrevista em profundidade, com um dos gerentes participantes da primeira fase, com o objetivo de verificar os resultados obtidos na primeira fase.

O grau de concordância das assertivas que relacionavam as alianças de longo prazo com a redução de custos, os menores prazos de entrega e a capacidade de resposta do fornecedor, foi de no mínimo 74,5%, mostrando que estes fatores foram reconhecidos como importantes resultados da colaboração por alianças entre as empresas. O resultado foi confirmado na entrevista que destacou o papel das alianças em sua organização e que estas levavam a empresa a atingir resultados operacionais superiores.