RESUMO
Código: 316
Tema: Contabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Causalidade Granger Entre Ebitda e Retorno das Ações em Empresas Brasileiras
 

A contabilidade tem a função de auxiliar seus usuários na tomada de decisão por meio de informações contábeis que evidenciam a situação patrimonial, econômica e financeira das organizações. Segundo Iudícibus (2010), a finalidade da contabilidade é prover aos seus usuários informações úteis que os ajudem a tomar decisões econômicas. Entre os indicadores contábeis utilizados para mensurar eficácia do desempenho organizacional destaca-se, para fins deste estudo, o indicador EBITDA.

O EBITDA é considerado como um dos principais indicadores contábeis no mercado de capitais, sendo utilizado por analistas, credores, investidores e acionistas. Nesse contexto, surge a seguinte pergunta de pesquisa: Qual é a relação entre EBITDA e retorno das ações em empresas brasileiras ? O objetivo geral da pesquisa é investigar a relação entre o EBITDA e o retorno das ações em empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa) no período entre 2008 a 2014.

A relevância do EBITDA para o mercado de capitais é tema de diversas pesquisas na literatura contábil. No cenário brasileiro destacam-se os trabalhos de Francis, Schipper e Vincent (2003), Lima, Santana e Nossa (2004), Toledo Filho e Erfurth (2010), Florou e Chalevas (2010), Habib (2010), Ebaid (2012), Silva, Macedo e Marques (2012), Lopes e Sales (2014) e Vieira e Girão (2014). Os resultados desses estudos não são convergentes entre si em relação à influência do EBITDA no retorno das ações.

Para analisar a relação entre EBITDA e o retorno das ações em empresas brasileiras, realizou-se uma pesquisa descritiva do tipo documental com dados secundários com abordagem quantitativa por meio da técnica econométrica Teste de Causalidade de Granger. A base de dados foram as empresas disponíveis na Economática®. A amostra final do estudo é composta por 54 empresas que foram agrupadas conforme os grandes setores econômicos , segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Teste de Causalidade de Granger evidenciou que em pouco mais da metade da amostra não foi encontrada causalidade, no sentido de Granger, entre as variáveis Retorno EBITDA (REBITDA) e Retorno da Ação (RACAO), o que não permite rejeitar a hipótese nula da pesquisa. Os resultados da pesquisa não possibilitam uma conclusão definitiva sobre a influência do indicador EBITDA no retorno das ações e vice-versa. Observa-se que estudos anteriores também não encontram evidências significativas de relação