RESUMO
Código: 317
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

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Fatores Explicativos da Efetividade da Missão Institucional das Empresas Brasileiras
 

A missão institucional é entendida como importante instrumento de gestão, uma vez que permite liderança e avaliação de desempenho, através do desenvolvimento de estratégias (BARTKUS; GLASSMAN, 2008; NIMWEGEN et al, 2008); alinhamento entre as estratégias e cultura organizacional (FUGAZZOTTO, 2009). Assim, a sua definição concede a concentração de todos os colaboradores em direção a um objetivo comum, o desenvolvimento de um modelo – que consiste da visão, missão e valores – (WEDRICH et al., 2012

Dessa forma, considerando os aspectos explicitados, este estudo busca responder ao seguinte problema de pesquisa: quais fatores explicam a efetividade das missões das empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa? Assim, o objetivo geral foi identificar quais fatores explicam a efetividade da missão institucional dessas firmas.

Bartkus e Glassman (2008) e Nimwegen et al. (2008) afirmaram que a missão é uma importante ferramenta de gestão, fornecendo liderança e avaliação de desempenho através do desenvolvimento de estratégias.Bart e Baetz (1998), Sidhu (2003) e Bartkus et al. (2006) revelaram influência positiva entre o conteúdo da missão e o resultado das firmas. A literatura aborda a que missão serve como um direcionador estratégico e que pode ocasionar benefícios ou sérios prejuízos no desempenho da empresa.

Criou-se a variável Nota de Efetividade da Missão, resultante da soma dos valores atribuídos aos elementos da efetividade investigados de acordo ao modelo do Pearce (1982). Como variáveis independentes neste modelo os fatores financeiros e não-financeiros: “lucro”, “rentabilidade”, “tamanho”, “valor do preço da ação”, “número de empregados”, “relatório socioambiental”, “comitê de auditoria” e “membros externos no conselho de administração”; e a variável dependente “Nota de Efetividade da Missão”

Observa-se que o elemento mais mencionado na missão de acordo ao modelo de Pearce (1982) foi produtos e serviços, seguido do cliente e mercado, competência própria e preocupação com a imagem pública, respectivamente, 21,06%, 19, 16%, 15, 76% e 12, 23%. os resultados da regressão linear multipla apontaram uma relação significativa entre a rentabilidade, o tamanho e o número de empregados com a efetividade das missões institucionais das organizações brasileiras listadas na BM&FBovespa