RESUMO
Código: 324
Tema: A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

 

Abrir
Arquivo

 
Contribuição Para O Entendimento das Trajetórias do Empreendimento e do Empreendedor: Estudo de Um Modelo de Processo Empreendedor A Partir de Relatos de Trajetórias Empresariais em Pequenas
 

Este artigo tem por objetivo analisar as características comportamentais empreendedoras por meio de estudo da trajetória empresarial de seis entrevistados que são empresários de pequeno porte situados na região da cidade de Brumadinho/MG. Para tanto, foi construído um referencial teórico desenvolvido a partir da evolução histórica e conceitual do empreendedorismo para que fosse possível serem expostas as características empreendedoras e o ciclo de vida das organizações

Neste artigo, pretende-se identificar as características comportamentais de empreendedores, verificando tais características e a sua trajetória empresarial. Dessa forma, será realizada uma pesquisa em seis empresas de pequeno porte em Brumadinho/MG. Diante desse cenário, procura-se responder a seguinte questão: quais são as características comportamentais empreendedoras identificadas nos fundadores de empresas de pequeno porte, que influenciam na sua trajetória empresarial em Brumadinho.

Na perspectiva de Filion (1997), os aspectos sobre empreendedorismo de maior destaque e utilizados com maior frequência no campo científico são: o econômico, representado por pensadores como Schumpeter (1949, 1997), e o comportamental, representado por McClelland (1972). Os economistas tendem a comparar empreendedores com inovação; já os comportamentais focam nas características criativas e intuitivas dos empreendedores.

A metodologia utilizada para realização desta pesquisa foi de natureza qualitativa, sendo o método de análise de conteúdo o utilizado, por se tratar de seis entrevistas realizadas a partir de um roteiro de entrevista, por meio do qual foi possível extrair elementos das falas dos entrevistados em relação ao processo empreendedor de cada uma das empresas objetos de estudo.

A análise de conteúdo das entrevistas foi projetada a partir da concepção realizada pela síntese geral dos resultados exposta a seguir. A análise dos dados iniciou-se com a utilização de técnicas de análise descritiva, a saber, tabelas contendo a frequência absoluta e relativa para a identificação das principais características dos entrevistados. As respostas das entrevistas foram extraídas a partir de um roteiro de entrevista.