RESUMO
Código: 328
Tema: A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

 

Abrir
Arquivo

 
Características Comportamentais Empreendedoras: Análise do Modelo do Processo Empreendedor e da Trajetória Empresarial
 

Este artigo tem por objetivo analisar as características comportamentais empreendedoras por meio de estudo da trajetória empresarial através da análise do modelo do Processo Empreendedor. Para tanto, foi construído um referencial teórico desenvolvido a partir da evolução histórica e conceitual do empreendedorismo para que fosse possível serem expostas às características empreendedoras e o ciclo de vida das organizações que estariam presentes na trajetória empresarial.

Para tanto, foi construído um referencial teórico desenvolvido a partir da evolução histórica e conceitual do empreendedorismo para que fosse possível serem expostas às características empreendedoras e o ciclo de vida das organizações que estariam presentes na trajetória empresarial tanto do empreendimento quanto da pessoa (o empreendedor) que serviriam de base para análise e adaptação de um modelo do processo empreendedor que foi um dos objetivos específicos do presente estudo

Drucker (1986) vincula o comportamento empreendedor ao cultural, ao psicológico, bem como ao tecnológico, onde a tendência ao empreendimento é maior do que em outros, o que faz com que a cultura e os valores tornem-se essenciais para a formação do empreendedor. Já Dolabela (1999), classifica em três níveis de relações o comportamento empreendedor, que são o primário, o secundário e o terciário

A metodologia utilizada para realização desta pesquisa foi de natureza qualitativa, sendo o método de análise de conteúdo o utilizado, para que se fosse possível extrair elementos das características comportamentais empreendedoras em relação ao processo empreendedor

Bygrave (2004) apresenta um modelo do processo empreendedor, no qual explica a criação de uma empresa através de fatores pessoais, sociológicos e ambientais. O modelo começa com a idéia do negócio, seguido por um evento que irá impulsionar seu início, a implementação e o crescimento