RESUMO
Código: 329
Tema: Estratégia Competitiva

 

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Capacidade Estratégica Organizacional
 

Nas teorias sobre estratégias organizacionais, observa-se que os estudos sobre o tema capacidade estratégica ainda não consideram toda sua complexidade existente, fazendo com que normalmente seja definida com base em variáveis pontuais contidas na estratégia. Assim, entende-se a relevância de um estudo sobre como avaliar a capacidade estratégica nas empresas de mercado diferenciado da BM&FBOVESPA, pois possuem grande importância no cenário econômico mundial, além do gap teórico existente.

Como avaliar a capacidade estratégica das organizações dos segmentos de mercado diferenciado da BM&FBOVESPA? Este estudo tem como objetivo geral investigar a estrutura de avaliação da capacidade estratégica para organizações dos segmentos Novo Mercado, N1 e N2 da BM&FBOVESPA. Os objetivos específicos são: 1) elaborar um framework das dimensões da capacidade estratégica e suas variáveis; e 2) construir uma ferramenta que torne possível a mensuração de um Índice de Capacidade Estratégica (ICE).

Diversos estudos mostram a interdisciplinaridade da estratégia e como mensurá-la e aplicá-la. Já quando se trata da capacidade estratégica em si, tais estudos rareiam. Ao congregar várias teorias nacionais e internacionais sobre o tema, concebe-se o conceito de capacidade estratégica utilizado no trabalho: trata-se do nível de uso do potencial estratégico de uma organização, considerando todos os recursos e ferramentas decisórias que ela possui a fim de criar vantagens competitivas duradouras.

Trata-se de pesquisa teórico-empírica, com contribuição de 40 especialistas e uso de análise qualitativa e quantitativa, feita em sete fases: 1) Levantamento inicial do referencial teórico; 2) Entrevistas de profundidade: dimensões da capacidade estratégica; 3) Revisão bibliográfica; 4) Coleta de dados com especialistas e executivos: levantamento das dimensões e variáveis; 5) Recenseamento das variáveis-chave; 6) Determinação dos pesos das variáveis-chave das dimensões; e 7) Construção do ICE.

A Capacidade Estratégica possui cinco dimensões: Gestão Estratégica do Conhecimento; Governança Corporativa; Comportamento Estratégico; Recursos Tangíveis, e Gestão do Desempenho Financeiro; com 20 variáveis distribuídas entre elas e apresentadas em framework. Já a ferramenta para calcular o ICE é representada por uma tabela a ser preenchida pela empresa a ser avaliada, que deverá atribuir notas para a aplicação de cada uma das variáveis, permitindo a avaliação de sua Capacidade Estratégica.